fbpx
Procurando por algo?

Banco de Leite do HU-UFMA homenageia FSADU

O Banco de Leite Humano, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, completou 20 anos no último dia 19 e homenageou parceiros como a Fundação Sousândrade (FSADU).

O evento foi realizado no Palácio Cristo Rei, sede da Reitoria da UFMA, e teve o objetivo de celebrar o trabalho desenvolvido ao longo desses 20 anos e agradecer os parceiros, apoiadores e amigos do peito.

Feliciana Pinheiro (Banco de Leite) homenageando Evangelina Noronha (FSADU)
Feliciana Pinheiro (Banco de Leite) entregando homenagem à Evangelina Noronha (FSADU)

O Banco de Leite Humano trabalha com a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno. Incentivando a doação de leite e realçando a importância dessa doação para as crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em hospitais e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe.

A solenidade foi iniciada com a apresentação de um vídeo institucional que abordou um pouco da trajetória do serviço. Em seguida, foi montada a mesa de abertura que contou com a presença do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages; a coordenadora do Banco de Leite Humano, Feliciana Pinheiro; a funcionária mais antiga do Banco de Leite, Jandira Alves; e a representante das doadoras do Banco de Leite, Priscyla Mendes.

Para o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, a Banco de Leite Humano tem uma função importantíssima. “Destaco todo o trabalho e dedicação destinados ao Banco de Leite nesses 20 anos, capitaneado pela Dra. Feliciana. Esses profissionais merecem todo nosso respeito e admiração pelo empenho e amor com que desenvolvem suas atividades. Essa causa é de extrema relevância, pois salva vidas de muitos bebês que necessitam do leite materno para sobreviver”.        

Feliciana Pinheiro agradeceu a homenagem e se disse honrada por tamanho reconhecimento. “Nunca imaginei receber uma homenagem tão grande, ainda mais levando o nome do grande professor Antônio José Jorge Martins, que para mim foi um exemplo de pessoa e profissional. Agradeço a todos que indicaram meu nome e tentarei honrar a medalha que me foi entregue”.

O evento também contou com a participação de várias mães doadoras e seus bebês, ex-doadoras, usuários do serviço, profissionais do HU-UFMA e da UFMA, e convidados. Um espaço foi destinado para a exposição de banners com imagens e registros históricos desses 20 anos.

Conheça o Banco de Leite:

O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 07h às 19h. A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês. Lá é promovida a assistência aos bebês que nascem na Unidade Materno Infantil, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.

O Banco de Leite do HU-UFMA é cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, e obedece a critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, contidos no Manual do Banco de Leite Humano. Contato do Banco de Leite: (98) 2109-1178.

*Com informações e fotos do Portal do HU-UFMA