Procurando por algo?

Casarão Tech: aceleração de projetos digitais

“Transformar o Maranhão num celeiro de inovação e tecnologia”, disse o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles, sobre a meta maior do Casarão Tech Renato Archer, inaugurado no último dia 19, no centro histórico de São Luís.

Davi Telles: “Produção criativa para o mercado”

O espaço está aberto para as startups, que são as empresas em estágio inicial, formadas por grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, em condições incertas, e também aos empreendedores digitais que possuem somente a ideia do projeto, sem saber por onde começar seu negócio.

A Fundação Sousândrade (FSADU) presta apoio logístico ao Casarão Tech, por meio do projeto de apoio institucional e inclusão do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). “Estamos satisfeitos por contribuirmos para este tão importante empreendimento”, afirma a coordenadora de projetos especiais da FSADU, Janilda Junqueira.

O casarão faz parte do programa Inova Maranhão e já conta com 67 empreendimentos digitais residentes. Foram contemplados por meio de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), ano passado, e estão ocupando a parte superior do prédio. Eles passaram pela fase de desenvolvimento prévio e agora estão no processo de pré-aceleração.

Os residentes estão sendo monitorados por profissionais de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que venceu licitação do Ministério da Ciência e Tecnologia para investirem R$ 1 milhão em monitoramento e equipamentos.

O casarão também dispõe de salas de reuniões, coworking, laboratório kids e auditório. Para fazer parte desses espaços não é preciso apresentar projeto, mas o interessado em continuar frequentando o ambiente será convidado a receber acompanhamento, a fim de que sua ideia possa vir a tornar-se um projeto viável.

O secretário ressalta que o espaço é aberto ao público, mas que o objetivo é que não seja visto como uma lan house. “As pessoas que pretendemos arregimentar são as que tenham interesse em desenvolver algum engenho tecnológico. Não é voltado para pessoas que queiram apenas acessar a internet, e, sim, para desenvolverem uma ideia, serem incorporadas ao processo tecnológico”, disse. “Queremos associar o casarão à produção criativa, livre, porém que pretenda atingir a algum objetivo”.

Segundo o secretário, a probabilidade é que este primeiro hub tecnológico do Maranhão atraia o interesse das empresas para contratação de startups que estejam dispostas a adequarem seus inventos à necessidade do processo produtivo delas. “Nossa ideia é inseri-los no mercado. Mas é preciso haver uma demanda, uma dor que seja solucionada pelo projeto”, diz.

O espaço também atenderá aos que pretendem fazer apresentações e palestras sobre tecnologia. Para tanto, devem fazer contato com a SECTI e verificar a disponibilidade de agenda.

Informações gerais:
Funcionamento: segunda à sexta- 9h às 18h
Agendamentos: (98) 99214-2201
Endereço: Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís.