fbpx
Procurando por algo?

Começa hoje o Torneio Internacional de Robôs

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) fará hoje, às 18h30, a abertura  do Torneio Internacional de Robôs, com participação de cerca de 80 equipes do Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Estão sendo aguardadas, também, equipes do Peru. O evento, em parceria com a Fundação Sousândrade, será no Golden Shopping, Calhau, e vai até o próximo domingo (30), com entrada franca.

“O ITR – Torneio Internacional de Robôs – é a celebração do encontro de gerações mediado pela robótica, ele é um meio que une o desejo humano de superar a si mesmo, o que somente é possível com o outro” destaca Jhonatan Almada, reitor do IEMA.

O Maranhão vai participar com 25 equipes, sendo 20 do Iema e cinco do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Todas competem no nível três (de 15 a 18 anos de idade). Duas escolas particulares estão inscritas e devem competir no nível dois (de 10 a 14 anos).

A Paraíba, com 20 equipes, está em segundo lugar com o maior número de participantes. Em seguida estão o Ceará, com oito equipes, o Rio de Janeiro, com seis, e Santa Catarina, com quatro.

O ITR é a última etapa de uma competição que começa com o estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) seguido do TJR nacional. Quem vencia todas as modalidades era considerado a superequipe e garantia vaga para competições internacionais. “Queremos manter a nossa média. Ano passado em Guarulhos fomos a superequipe, ganhando em cinco das sete modalidades, Nível três. O Iema hoje é a melhor equipe, todos querem vencê-lo”, pontua o coordenador da Robótica Educacional IEMA,  Fábio Aurélio.