Procurando por algo?

Concluída pós em Libras e anunciadas novas turmas

 Alunos que concluíram a Pós-graduação em Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos

A Fundação Sousândrade (FSADU) entregou ontem, 13, os certificados da primeira turma do Curso de Pós-Graduação em Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue. O curso foi realizado em 18 meses, na modalidade semipresencial, nas cidades de São Luís, Imperatriz e Caxias. As inscrições para a segunda turma serão abertas em março, por meio do portal da Fundação (www.fsadu.org.br).

Cinquenta alunos concluíram o curso, que contou com a parceria do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), com apoio das secretarias de Estado da Educação e dos municípios de Imperatriz e Caxias, bem como da FSADU.

A cerimônia de entrega dos certificados foi marcada por muitos agradecimentos e reconhecimentos pelo esforço dos envolvidos para a realização do curso, que, segundo a coordenadora e professora Maria Nilza Quixaba, é o único do Maranhão com esta especificidade de Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue.

José Peixoto fez seu discurso em Libras. Ao lado dele, da esq. p/dir.: Marcos Santos, Ivaldo Vidigal, Rosane Ferreira e Nilza Quixaba

“Preciso ressaltar o empenho da presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha, e da equipe do Nacitec (Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico) para que este curso fosse realizado, pois se não fosse o empenho deles, não estaríamos aqui”, disse a coordenadora, na abertura do evento. “Quero agradecer a todos os parceiros, aos alunos e professores. A palavra de hoje é gratidão”, frisou.

O diretor do Nacitec, Ivaldo Vidigal, também agradeceu aos parceiros, e disse que “A Fundação Sousândrade tem orgulho de fazer parte deste importante projeto para o Maranhão”.

Representando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a assessora de Educação Especial, Rosane Ferreira, destacou a importância deste curso para o desenvolvimento da educação no Estado. “Nós estamos muito satisfeitos por apoiarmos um projeto que eleva a dignidade das pessoas”, disse ela.

“Devo dizer que esta é uma ocasião feliz, pois entendemos o quão importante é a inclusão social por meio da educação”, ressaltou o assessor de Pós-Graduação e Projetos Especiais do IEMA, Marcos Eduardo Santos, em sua fala na mesa de abertura, representando o reitor Jhonatan Almada.

Em nome de todos os formados, o aluno José Peixoto, surdo, fez seu discurso em Libras, traduzido pela intérprete Maria Rita Mendes, que também realizou e concluiu o curso. “Esta pós foi uma experiência muito boa na minha vida. Estão todos de parabéns”, destacou Peixoto, ao receber o certificado das mãos de Nilza Quixaba.

Abaixo, os registros da entrega de certificado aos alunos que puderem participar da cerimônia.