Procurando por algo?

Coronavírus. Ajude o Hospital Universitário

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançou nesta segunda, 29, uma campanha de apoio ao Hospital Universitário, complexo formado por duas unidades hospitalares (Presidente Dutra e Materno Infantil) e nove anexos de atendimento ambulatorial, que está desenvolvendo ações para o enfrentamento da COVID-19 no Maranhão. A ideia é sensibilizar a população e solicitar doações: financeiras e de material.

O trabalho de arrecadação ficará a cargo das fundações de apoio à UFMA: Sousândrade e Josué Montello. Nesses dois locais, serão montados postos para receber as doações dos materiais. E também ficará disponível uma conta corrente para receber os aportes financeiros: Agência Banco do Brasil: 3846-6. Conta Corrente: 8804-8. FSADU FJM HU. CNPJ- 07.060.718/0001-12.

LANÇAMENTO – A campanha foi lançada pelas redes sociais da UFMA, do HU-UFMA, da Fundação Sousândrade e Fundação Josué Montello: Instagram, Facebook, Twitter e ainda compartilhada nos grupos de WhatsApp. A partir de terça-feira, os postos de arrecadação já estarão recebendo os materiais doados. E quem preferir já pode fazer doações em dinheiro, por transferência bancária ou depósito em conta corrente. A arrecadação vai durar enquanto perdurar a crise do novo coronavírus.

DOAÇÕES – a expectativa é receber doações de materiais necessários ao trabalho diário no hospital. De acordo com a Superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, “De fato, existe uma necessidade muito grande de insumos hospitalares para proteger aqueles que vão cuidar dos pacientes com COVID-19. Itens como máscaras e álcool gel não são essenciais para quem tem oportunidade de ficar em casa, mas, para nós, que estamos à frente da assistência à saúde, têm uma importância vital. Receber o apoio espontâneo dessas instituições é um grande reconhecimento e demonstração de confiança no nosso trabalho”.

O HU-UFMA é uma instituição que se mantém, integralmente, com verbas oriundas do Governo Federal, e seu atendimento está todo vinculado ao SUS. Por isso é importante a sensibilização da população para que, neste momento de crise, possa haver doações fundamentais para o atendimento a essa demanda emergencial.

FUNDAÇÕES – Hoje a UFMA conta com duas fundações de apoio às suas atividades.

A Fundação Sousândrade (FSADU), fundada em 1982, por iniciativa de cem professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi a primeira a ser criada para dar apoio à Universidade. Entre as suas atividades, constam: apoiar programas, ações, projetos e atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, desporto, ciência, tecnologia, meio ambiente, comunicação social, administração e turismo. Ela também realiza e administra concursos públicos e processos seletivos, atendendo a organizações federais, estaduais e municipais do Brasil. Em 2015, implantou o Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico (Nacitec), que efetiva cursos de extensão, especialização e ainda cursos conducentes a mestrado e doutorado com instituições parceiras do Brasil e de países como Portugal e Cabo Verde.

A Fundação Josué Montello (FJMONTELLO) foi criada em 1996, para garantir um melhor funcionamento do complexo do HU-UFMA. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, credenciada nos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT), atuando no apoio ao desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão e de assistência à saúde. Tem grande importância no apoio, por exemplo, a projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico nas áreas de: administração, assistência social, ciência e tecnologia, educação, meio ambiente, planejamento, saúde, segurança e tecnologia de informação. Para tanto, pode celebrar convênios, contratos, acordos e outros instrumentos com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

EXPECTATIVA – A UFMA, idealizadora da campanha de ajuda ao HU-UFMA, tem boas expectativas do sucesso desta ação. “O sistema público de saúde precisa estar preparado para enfrentar o agravamento da situação provocada pela pandemia do coronavírus. A UFMA está fazendo a sua parte, mas precisamos somar esforços com a iniciativa privada para que os serviços prestados pelo Hospital Universitário à população não sofram prejuízos com o crescimento da demanda que está por vir. O momento exige união, mas, se todos derem as mãos — empresariado, instituições públicas e privadas, poder federal, estadual e municipal — poderemos construir uma grande rede de atendimento à saúde daqueles que mais precisam. A campanha de apoio ao Hospital Universitário feita pela Fundação Sousândrade e Fundação Josué Montello é uma iniciativa em prol da dignidade humana”, destacou o reitor Natalino Salgado.

RELAÇÃO DE ITENS QUE PODEM SER DOADOS

• Avental cirúrgico descartável (estéril);
• Avental hospitalar manga longa (SMS);
• Filtro HEPA para ventiladores mecânicos;
• Luva de procedimento P, M, G (uso em área de saúde);
• Máscara cirúrgica;
• Máscara N95 (PFF2)
Óculos de proteção;
• Óculos de sobreposição;
• Papel Toalha;
• Protetor Facial;
• Touca descartável com elástico;
• Álcool etílico 70% almotolias 100ml;
• Álcool etílico 70% frasco 1000ml;
• Álcool etílico 70% gel refil 800ml;
• Sabonete Líquido à base de lauriéter sulfato de sódio (LESS), pH neutro, sem antisséptico, frasco 1000ml;
• Sabonete Líquido à base de lauriéter sulfato de sódio (LESS), pH neutro, sem antisséptico, refil 800ml.

PONTOS DE ARRECADAÇÃO
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE –  Rua das Juçaras, Q- 44, n- 28, Renascença 01 (próximo ao laboratório Cedro Kids)
FUNDAÇÃO JOSUÉ MONTELLO – Travessa Silva Jardim, 42, Centro (Em frente ao Serviço de Urologia do HUUFMA, antigo laboratório)

Telefone para contato sobre a campanha: (98) 9 8882-8466

 

VÍDEOS DA CAMPANHA

GERAL

 

REITOR DA UFMA- NATALINO SALGADO

 

SUPERINTENDENTE DO HU-UFMA- JOYCE LAGES

 

PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE- EVANGELINA NORONHA

 

PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO JOSUÉ MONTELLO- JESUS TORRES