fbpx
Procurando por algo?

Evento reúne 9 palestrantes sobre alimentação

 

Refeições fora de casa e pouco tempo para o preparo do alimento fazem pessoas aderirem às marmitas para o trabalho ou aos congelados em casa. Mas será que estão considerando o valor nutricional, a criatividade, o sabor? É sobre os hábitos alimentares e temas afins a proposta do I Seminário de Alimentação Saudável e Sustentável, no próximo dia 23, em São Luís. Serão nove palestrantes (programação abaixo), além de culinária maranhense e oficinas de sucos. O evento tem o apoio da Fundação Sousândrade, e as inscrições podem ser realizadas abaixo:

“A alimentação é uma atividade que envolve muito mais que o ato cozinhar e a disponibilidade de alimentos. Há uma cadeia de produção, que se inicia no campo, ou antes, na preparação de sementes, mudas e insumos, passando por ciclos, do plantio à colheita, e elementos da natureza têm um papel crucial, mas que vêm sendo, cada vez mais, envolvidos por questões tecnológicas, financeiras e sociais”, explica o organizador do evento, Oiama Cardoso Filho, mestre em Gestão Ambiental e diretor do Instituto Singular de Estudos e Projetos.

Segundo ele, os objetivos do seminário serão permitir que as pessoas reflitam sobre seus hábitos alimentares e as consequências que esses costumes têm na sua saúde. “Queremos levar ao conhecimento  das pessoas que tanto a carência como o excesso de alimentos podem gerar doenças. Assim, ao compreender a importância da alimentação saudável, espera-se uma mudança de hábitos alimentares”, diz ele.

TEMAS

  1. Mitos e verdades na alimentação;
  2. Alimentos Naturais e seus benefícios para uma vida saudável;
  3. Alimentação Saudável em Unidades Hospitalares da Rede- SES;
  4. Opções de alimentos saudáveis: culinária maranhense;
  5. Mudanças consciente para uma vida melhor;
  6. A fisioterapia como varável para um envelhecimento saudável;
  7. Alimentação saudável nos dias atuais;
  8. Entendendo suas escolhas alimentares: da compra à mesa. Dê a sua alimentação a importância que ela merece;
  9. Sucos alternativos é alimentação saudável- Oficina.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 23.04

08:00  – Credenciamento

 08:45 – Abertura- Reitora da Universidade Federal do Maranhão- Prof. Dra. Nair Portela

09:10  – Convidada: Deputada Helena Duailibe

 09:30Entendendo suas escolhas alimentares: da compra à mesa: Dê a sua alimentação a importância que ela merece (Profa. Msc. Marina Rocha- Vice Delegada do Conselho Regional de Nutrição)

10:00 – Alimentação Saudável nos dias atuais (Profa. Dra. Kátia Danielle Araújo Viana –  Coordenadora Curso de Nutrição UFMA)

10:30 – Coffee Break

10:40 – Alimentação Saudável em unidades Hospitalares da Rede/ SES  (Raimunda Cardoso Costa/ Coordenadora de Nutrição da Rede de Serviços de Saúde/SES e Paulo  Lima Massula- Coordenadora de Nutrição do Hospital de Câncer do MA)

11:10 Mudanças conscientes para uma vida melhor (Prof. Venísia Ferreira)

11:40 – Mitos e verdades na alimentação (Marcela Rodrigues – Médica, Especialista em Medicina Ortomolecular, Master em fisiologia hormonal)

12:00 –  Intervalo

14:10 – A Fisioterapia como variável para um envelhecimento saudável (Karine Moraes Cardoso – Fisioterapeuta)

14:40Alimentos naturais e seus benefícios para uma vida saudável (Pedro Nolasco. Farmacêutico, Naturopata e Fisioterapeuta – especialista em terapia manual e postura, quiropraxia e medicina integrativa)

15:15 – Coffee break

15: 25 – Sucos naturais é alimentação saudável (Oficina- Equipe de chefs do SENAC)

16:10 – Alimentação saudável: culinária maranhense (Barraca do chef e Cozinha Massari)

17:00 –  Alimentação Saudável (Aldo Costa- Médico (Teresina- PI)

 

LOCAL DO EVENTO:  Condomínio da FECOMÉRCIO- 2º andar – Av. dos Holandeses, em frente ao Hotel Ibis