Procurando por algo?

FSADU completa hoje 37 anos

A Fundação Sousândrade (FSADU) foi implantada no dia 02 de junho de 1982, em São Luís (MA), por um grupo de cem instituidores coordenados pelo então reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), José Maria  Cabral Marques. O objetivo era atender as demandas da UFMA, principalmente ao apoio nas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

“Era um grupo de professores com o mesmo propósito,  o de concretizar projetos das mais diversas áreas, e, para isso acontecer, todos colaboraram financeiramente, com recursos próprios ”, lembra a diretora-presidente da FSADU, Evangelina Noronha, que fez parte do grupo dos 100, e que à época era professora de Pedagogia da UFMA.

O tempo passou, a Fundação conquistou o respeito da comunidade acadêmica e hoje firma parcerias não só com a UFMA, mas também com outras instituições públicas, além das iniciativas privadas.

Entre os destaques, a presidente  cita a implantação da Revista Científica e Tecnológica, que contempla artigos de alunos da UFMA, dos nossos cursos de especialização e de professores de diversas instituições de ensino. A revista foi algo que contribuiu para a produção científica na Fundação Sousândrade.

Destaca também os cursos de especialização conducentes ao Mestrado,  atendendo profissionais de várias áreas, como Direito, Educação, Administração, Engenharia, professores graduados que ainda não tinham tido a oportunidade de cursar um Mestrado. Por meio da parceria com o Instituto Universitário Atlântico (IUA). O aluno participa da especialização e depois é conduzido pelo IUA ao Mestrado em Portugal. E neste ano, o aluno tem mais um país como opção: Cabo Verde.

“Desejo que todos os colaboradores e parceiros continuem percebendo a Fundação com muita atenção, responsabilidade, interesse, e que contribuam para que cada vez mais a Fundação exerça sua missão, que é educar, porque a educação é o foco em todas as nossas ações”, finaliza Evangelina Noronha.