fbpx
Procurando por algo?

Fundações trocaram conhecimentos no V ENNFAIES

Fundação Sousândrade foi uma das instituições presentes ao V Ennfaies, em Natal (RN). O programa “Future-se” muito debatido

A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) foi a anfitriã do V Encontro Norte e Nordeste de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (ENNFAIES), em Natal (RN), na última sexta (27).

O V ENNFAIES contou com a participação de representantes de 20 fundações do país, entre elas a Fundação Sousândrade (FSADU). Foram debatidos temas como compras, contratação, pagamentos e o programa do Governo Federal, o “Future-se”.

Joanilda Martins (FSADU) no grupo de estudo

Representando o segmento, o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), Fernando Peregrino, disse considerar o cenário preocupante para ciência nacional. “Na medida em que as despesas obrigatórias das universidades federais são ameaçadas, o desenvolvimento e futuro do Brasil também passam a ser ameaçados, tendo em vista que as universidades públicas respondem por 95% das pesquisas científicas conduzidas no Brasil”, disse ele ao Blog da FUNPEC.

A coordenadora técnica de projetos da FSADU, Joanilda Martins, participou da mesa onde foram analisados os pontos do Future-se e retornou a São Luís com novas informações. “O objetivo do Ennfaies foi cumprido, que é o intercâmbio de experiência entre as Fundações, possibilitando conhecimentos sobre as boas práticas das instituições”, analisou ela.

* Com informações do Blog da Funpec