fbpx
Procurando por algo?

IEE promove seminário sobre energia elétrica

Nestas quinta e sexta-feira (25 e 26) será realizado o II Seminário de Microrredes Inteligentes, promovido pelo Instituto de Energia Elétrica (IEE) e com participação de pesquisadores nacionais e internacionais. O evento tem o apoio da Fundação Sousândrade, com foco na discussão dos sistemas de potência modernos, o qual envolvem geração distribuída, automação, comunicação, confiabilidade, otimização, entre outros. O seminário acontecerá no prédio de pós-graduação I, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Informações sobre inscrições no site do IEE.

Segundo a organização, esta segunda edição do seminário é voltada para alunos do curso de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica. O objetivo é apresentar os conceitos relacionados às microrredes inteligentes à classe acadêmica, com ênfase nos alunos das engenharias da UFMA, com a aplicação de técnicas inteligentes, conversão de energia, supervisão e monitoramento, além de outras especificidades, a qual pode-se incrementar novas pesquisas a nível de iniciação cientifica, mestrado e doutorado.

Entre os palestrantes do seminário estão Vladimiro Mirandam (FEUP-Porto), Leonel Carvalho (INESC TEC-Porto), Aurélio Coelho (UNIFEI-Itabira), Walbermark Santos (UFES), Sandoval Feitosa Neto (ANEEL), José Gomes de Matos (UFMA) e Júlio Cesar Mendes (CEMAR).

PALESTRAS
• Baterias de Vanádio Redox em microrredes;
• A terceira reforma do setor elétrico;
• Coordenação de tensão/potência reativa entre a fronteira;
• P&D CEMAR: conversor bi-direcional para micorredes isoladas;
• Conversores em microrredes urbanas;
• Uso de simulador digital em tempo real no contexto de sistemas de potência e redes distribuídas;
• Visão de planejamento da Empresa de energia.

Sobre o IEE- O Instituto de Energia Elétrica foi fundado em 2008 na UFMA e desde então trabalha nas linhas de pesquisa relacionadas a fontes renováveis, com projetos voltados ao desenvolvimento de tecnologia nacional em conversão de energia para uso em microrredes isoladas (sistemas remotos, ilhas, etc.) ou conectados as redes elétricas urbanas (inversores grid-tie), o qual dentro da concepção de smartgrids são conceituadas com geração distribuída (GD).

As atividades realizadas no Instituto de Energia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (IEE/UFMA), e que envolvem fontes renováveis, conversão de energia, eficiência energética, microrredes entre outras ações voltadas a geração de utilização da energia elétrica, tiveram início em meados do ano 2000, com a criação do Núcleo de Energias Alternativas (NEA), oriundo de recursos de um edital promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) denominado Programa Trópico Úmido (PTU).

Em 2008 com a criação do IEE por meio de financiamento da ELETROBRAS, o NEA foi incorporado, juntamente com todo o Portfólio de ações que estavam em desenvolvimento, projetos, convênios, entre outros. O objetivo do surgimento do IEE vem com a necessidade de formação de massa crítica para o Estado do Maranhão, e desenvolvimento nas áreas emergentes, continuando com as ações iniciadas no NEA e ampliando o foco, mais específico, para a Geração Distribuída (GD). Para esse fim, foram construídos os laboratórios dois laboratórios de Energias Renováveis (NEA) e o de Eficiência Energética e Geração Distribuída.

Em 2017 foi vinculado ao IEE o Instituto Nacional de Tecnologia em Energias Oceânicas e Fluviais (INEOF), com recursos financiados pelo CNPq, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão (FAPEMA). O INEOF tem forte apelo as demandas energéticas do Estado, que está entre os maiores litorais brasileiros e com potencial para geração de energia. Participam do INEOF outras instituições brasileiras como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

CONTATO
Prof. Shigeaki Lima
Fone: 98 3272 9202
www.iee.ufma.br
smi.iee.ufma@gmail.com