fbpx
Procurando por algo?

Nota da UFMA sobre bolsas de Pesquisa da UNA-SUS

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Fundação Sousândrade, a Fundação Josué Montello e a Coordenação da UNA-SUS/UFMA repudiam, veementemente, as informações que têm sido publicadas nos meios de comunicação de massa e redes sociais da Internet sobre o pagamento de bolsas de pesquisa e extensão.

Sobre a UNA-SUS/UFMA

 A Universidade Federal do Maranhão aderiu, ao final de 2009, à Rede UNA-SUS, projeto lançado pelo Ministério da Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, formando a UNA-SUS/UFMA, cujas atividades têm início em 2010, (http://www.unasus.ufma.br/site/), realizando ações de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de qualificar, profissionalmente, os trabalhadores do campo da saúde.

A UNA-SUS opera, por meio da colaboração entre os entes da federação e cooperação internacional, articulando ações de universidades e outras instituições acadêmicas, como escolas de saúde pública, serviços de saúde e gestão do SUS, constituindo uma rede nacional interinstitucional para a educação permanente em saúde.

Projetos de pesquisa e extensão: Responsabilidades

 Os projetos pesquisa e extensão da UFMA são submetidos, por seu coordenador, à assembleia departamental, ao conselho de centro, às câmaras de pesquisa ou extensão e homologados no CONSEPE.

É de exclusiva responsabilidade do coordenador do projeto de pesquisa ou extensão realizar a escolha da equipe de colaboradores, solicitar relatórios e acompanhar a atuação dos pesquisadores envolvidos no projeto.

O recebimento e pagamento de bolsas de pesquisa e extensão fazem parte do cotidiano das instituições de ensino superior do país, são práticas regulares e públicas que constam, inclusive, nos portais da transparência do Brasil (http://www.portaltransparencia.gov.br/), das Fundações Sousândrade (http://www.fsadu.org.br/) e Josué Montello (https://www.fjmontello.org/).

Aprovação de projetos UNA-SUS/UFMA

Os projetos coordenados pela professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira foram homologados pelo CONSEPE, a saber:

Em 18 de outubro 2013, o Projeto de Pesquisa intitulado: “S-Atenção Básica: desenvolvimento e aplicação de jogo eletrônico como instrumento de educação em saúde”, do Departamento de Odontologia I, foi homologado pelo CONSEPE (Processo nº 10514/2013-127).

Em 09 de outubro de 2015, o Projeto de Extensão intitulado “Programa de Qualificação na área de atenção básica em saúde” foi aprovado ad referendum pelo reitor à época, e referendado pelo CONSEPE, em 21 de dezembro de 2015 (Processo nº 12089/2015-50).

Docentes Integrantes dos projetos: Ana Estela Haddad, Ana Maria Lima Almeida, Christiana Leal Salgado, Daniela Meira Conde Marques, Elza Bernardes Monier, Humberto de Oliveira Serra, Judith Rafaelle Oliveira Pinho, Jacira do Nascimento Serra, Luciane Maria de Oliveira Brito, Paola Trindade Garcia, Patrícia Maria Abreu Machado, Regimarina Soares Reis e Sebastião Barreto de Brito Filho.

Esclarecimento

 A Universidade Federal do Maranhão esclarece, ainda, que a Pró-reitoria de Assistência Estudantil – PROAES, gerencia, exclusivamente, bolsas para discentes de graduação, a partir de recursos oriundos do PNAES.

Na gestão da professora Nair Portela Silva Coutinho, o processo de seleção de bolsistas, transparente, realizado por meio de editais e um sistema informatizado de iniciativa do professor João de Deus Mendes da Silva, à época Pró-reitor de Assistência Estudantil, hoje, Pró-reitor de Planejamento da UFMA.

 

Fonte: http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=53936