fbpx
Procurando por algo?

PNAIC: escolas de Icatu apresentam resultados

A diretora-presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha, e a coordenadora técnica de projetos, Shirley Saraiva, participaram do Seminário de Conclusão das Ações do Projeto de Trabalho Colaborativo, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC,), dia 6 deste mês, em Morros (MA). O evento contou com a participação de 120 pessoas, sob a coordenação das professoras  Conceição Moura e Dourivan Câmara, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e foi prestigiado pelo secretário municipal de Educação de Icatu,  Moisaniel Gomes, e pela coordenadora do Plano de Ações Articuladas (PAR), Maria Lúcia Vidal.

 Equipe da UFMA e FSADU  no seminário

O projeto foi realizado em sete escolas da Rede Municipal de Educação de Icatu, com o objetivo socializar as produções dos participantes do processo de formação realizado no município, com destaque às cenas da prática pedagógica reveladoras do cotidiano e do não-cotidiano do trabalho docente vivido da Pré-Escola aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A programação do seminário consistiu na apresentação dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores acerca dos resultados alcançados no decorrer do projeto, que envolveu, também, as famílias das crianças contribuindo para o fortalecimento do vínculo Escola-Família.

 

O PNAIC responde à meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios para assegurar a alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.