fbpx
Procurando por algo?

Programa CapacitaSuas inicia segunda fase

Reitora da UFMA, Nair Portela, na abertura do evento, no auditório central da Universidade

Na manhã desta segunda-feira, 26, ocorreu, no Auditório Central da UFMA, a aula inaugural da segunda fase do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal (CapacitaSuas-MDS) junto com os governos municipais e estadual do Maranhão. O evento é realizado em parceria com a Fundação Sousândrade, responsável pelo apoio técnico-estrutural.

O programa, que teve sua formação no ano de 2012, tem por objetivo desenvolver cursos de qualificação que ajudem a executar a Política de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social, capacitando gestores, trabalhadores e conselheiros que atuam na realização de serviços assistenciais em todo o Brasil.

A Universidade Federal do Maranhão é responsável por desenvolver atividades previstas no programa desde 2015, quando foi realizada a primeira fase do projeto, com a execução de três cursos. O CapacitaSuas 2019 conta, nesta segunda fase, com a realização de cinco cursos: “Introdução ao Exercício do Controle Social”; “Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas”; “Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial”; “Vigilância Socioassistencial do Suas”; e “Elaboração de Planos de Assistência Social”. Os cursos são totalmente presenciais e têm carga horária de 40 horas.

Esse projeto vai além de um programa de capacitação dos trabalhadores na UFMA, de acordo com a coordenadora geral do evento, Lilian Penha. “Aqui, na nossa Universidade, esse programa não apenas capacita pessoas, ele se transformou em um projeto de pesquisa e extensão, trazendo os alunos, professores e técnicos para trabalharem nesse meio da política de assistência social”, afirmou.

Ela ainda afirmou a descentralização dos cursos em outros dois Câmpus da UFMA. “Os cinco cursos oferecidos nessa segunda fase não ocorrerão apenas em São Luís, mas em outros dois polos da Universidade, nos câmpus da cidade de Imperatriz e de Bacabal, que vão oferecê-los no período de férias da instituição”, completou.

O primeiro curso a ser ministrado nesta semana será o de Exercício do Controle Social, voltado especificamente para conselheiros municipais de assistência social e para os secretários executivos que trabalham nessa área.

A Política de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social, segundo a secretária adjunta de Estado de Assistência Social, Margarete Cutrim, foi organizada com a finalidade de contribuir com a qualificação desses trabalhadores. “A todo momento, existem situações novas que exigem proteção social. Essa política vem com o intuito de proteger e contribuir na promoção dos indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade e risco,o que muitas vezes pode se tornar complexo para esses profissionais. Por esse motivo, é de extrema importância avançar nessas qualificações”, comentou.

A reitora Nair Portela, que esteve presente na cerimônia, enfatizou a importância desse programa ser vinculado com a UFMA. “Fazer parte desse grande projeto que ajuda a contribuir cada vez mais com a sociedade é de extrema importância para a nossa Universidade. A participação dos nossos professores, técnicos e alunos, que desenvolvem várias pesquisas cientificas nos orgulha”, completou.

Além da reitora Nair Portela, a mesa de solenidade contou com a participação da representante do núcleo de Educação Permanente do Suas, Arlete Abreu; o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Jairon Marciel; a presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais e Assistência Social, Andréia Carla; o coordenador de gestão do Trabalho Permanente da Secretaria Nacional de Assistência Social, Antonio de Castro; o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser.

*Fonte: Portal UFMA