Procurando por algo?

SEDES e FSADU contra o trabalho infantil

Shirley Saraiva fala sobre apoio da FSADU às ações do PETI

Secretário Neto Evangelista: meta é reverter o quadro de trabalho infantil

Cento e quarenta e quatro mil crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no Maranhão, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD). Os dados foram divulgados no final do ano passado, e ontem (08) o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil do Maranhão (FEPETIMA) destacou na abertura do alinhamento técnico do projeto de fortalecimento das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (AEPETI), promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES).
O evento contou com o secretário Neto Evangelista, que pediu esforços de todos que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Estado. A Fundação Sousândrade (FSADU) será a responsável pela coordenação das ações.

Tassila Moraes: “O que posso fazer para mudar esta realidade?”

Segundo a representante do FEPETIMA, Tassila Moraes, o maior registro de trabalho infantil está na agropecuária, seguido da prestação de serviços, como comércio e oficinas mecânicas. Em terceiro lugar, um dado significativo: o Maranhão ocupa o primeiro lugar do Nordeste em trabalho infantil doméstico e o quarto no Brasil. “É possível mudar essa realidade?”, questionou Tassila. “O que eu posso fazer como indivíduo, técnica, instituição, sociedade? A mudança é difícil, mas para chegarmos ao 100% é preciso 1%. Vamos multiplicar os esforços”, disse ela.
A secretária adjunta de Assistência Social, Célia Salazar, disse que realizar as ações do PETI é “como um sonho”, destacando o apoio da FSADU. “Em 2017, começamos a conversar com a Fundação Sousândrade sobre o PETI, e este ano teremos o apoio da instituição para atuar conosco. Estamos com grande expectativa. Vamos tirar o Maranhão desse quarto lugar”, disse ela.

Neto Evangelista entre Célia Salazar e Shirley Saraiva

A coordenadora técnica da FSADU, Shirley Saraiva, agradeceu a confiança e confirmou o apoio: “Reafirmo que a Fundação Sousândrade está de portas abertas para desenvolver as ações do PETI, em parceria com a SEDES, em prol do desenvolvimento do nosso Estado”.

O evento será encerrado hoje (09), às 17h, com o planejamento técnico para o Seminário de atualização do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (SIMPETI) que será realizado nos dias 22 e 23 deste mês, em São Luís.