fbpx
Procurando por algo?

SEDES e FSADU realizam I Encontro do Mais Renda

Palestra sobre manipulação de alimentos

Em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), a Fundação Sousândrade (FSADU) realizou nos dias 18 e 19 deste mês, em Santo Amaro e Primeira Cruz, respectivamente, o I Encontro Municipal dos Empreendedores do Programa de Inclusão Socioprodutiva Mais Renda.

A FSADU foi a responsável pela organização dos cursos de capacitação do programa e das palestras no encontro sobre manipulação de alimentos, motivação para o segmento da beleza e atualização do mercado. O Banco do Nordeste falou aos participantes sobre linhas de financiamento do Crediamigo.

Shirley Saraiva, FSADU: “Gratificante”

O Mais Renda é coordenado pela SEDES com o objetivo de oportunizar a inclusão social de trabalhadores informais do Maranhão, por meio da qualificação profissional e de melhor estruturação de seus pequenos empreendimentos. Para Primeira Cruz e Santo Amaro foram destinados um total de 25 equipamentos para cada município, sendo 10 kits da área da beleza e 15 carrinhos próprios para a venda de alimentos.

 

Segundo o secretário da SEDES, Francisco de Oliveira Júnior, é fundamental manter proximidade com os beneficiários do ‘Mais Renda’, pois os resultados positivos alcançados por eles garantirão a continuidade do programa.

“Precisamos ter a certeza de que a meta do Governo do Estado foi, de fato, alcançada. Criar e implantar um Programa para capacitar e transformar milhares de trabalhadores informais em microempreendedores não foi fácil, mas nós conseguimos honrar com o nosso compromisso. E o retorno que a gente espera é que todos os beneficiários estejam conseguindo crescer profissionalmente proporcionando às suas famílias uma vida digna e de qualidade”, disse Francisco Júnior.

Palestra sobre beleza

A gestora estadual do Mais Renda, Cristina Milhomem, disse que as duas cidades foram escolhidas devido ao término do período do acompanhamento técnico. Após receberem o kit negócio, os beneficiários são acompanhados por profissionais da área administrativa e financeira durante oito meses, realizado pela Fundação Sousândrade.

A coordenadora técnica de Projetos da FSADU, Shirley Saraiva, disse que é “gratificante” para a instituição participar de um projeto como o Mais Renda. “A FSADU está muito satisfeita por ver que os beneficiários estão, de fato, colocando em prática tudo que foi assimilado em sala de aula. Podemos afirmar que formamos empreendedores”, disse ela. No mês passado, o encontro ocorreu em São Mateus e Timon.

DEPOIMENTOS- Para a moradora de Primeira Cruz, Keliane Chagas, ter sido selecionada para participar do programa e ter recebido do Governo do Estado o kit negócio para comercialização de lanches, tem sido motivo de alegria todos os dias.

“Só tenho motivos para agradecer. Participar das capacitações e aprender mais sobre o que é ser um microempreendedor, fez uma grande diferença na minha vida. Hoje consigo pagar as minhas contas, garantir os materiais para preparação dos lanches e ainda garantir o dinheiro do meu lazer”, contou a beneficiária.

Já a beneficiária de Santo Amaro, Daiana Medeiros, não ter mais que dividir a renda obtida com a venda de churrasquinho garantiu mais conforto à família dela.

“Eu trabalhava com a minha mãe vendendo churrasquinho e, ao final do expediente, dividíamos o dinheiro. Já era pouco o que entrava e o valor que ficava para cada uma não era suficiente para as contas de duas casas, já que eu moro com minha família em outra residência. Agora tudo mudou. Continuo vendendo churrasquinho com a ajuda do meu marido, mas o dinheiro que entra agora é apenas para nossas despesas, não preciso mais dividir. O que também melhorou a vida da minha mãe, que agora tem a renda só pra ela”, concluiu Daiana.

Encontro em São Mateus

Fonte: Portal da SEDES