fbpx
Procurando por algo?

Semana de Ciência e Tecnologia vai até amanhã

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), continua hoje (19) com 31 palestras em diversos horários, além de mostra científica, pôster, atividades culturais, lançamento de livro, mesa redonda, oficina, minicurso e workshop. O evento tem o apoio logístico da Fundação Sousândrade com programação até amanhã (20), no Multicenter Sebrae.

Uma das atrações do evento ontem (18) foi a visitação ao Planetário (abaixo), um espaço que oferece uma viagem imersiva com som e imagem em alta definição para conhecer os planetas do sistema solar. “Foi muito legal, vi vários outros planetas, é como se fosse uma viagem no espaço, bem divertida”, Pedro Henrique, 11 anos, da Escola Raimundo Rocha Leal Júnior, do município de São José de Ribamar.

Além da viagem interespacial, muito conhecimento foi compartilhado durante as palestras. Os visitantes puderam trocar ideias sobre “Alfabetização e letramento na terceira idade: ações educacionais cotidianas”, com a palestrante Erica Cristina Frazão. “Gostei demais do conteúdo até porque estudo sobre o envelhecimento, nós precisamos acabar com o preconceito de que o idoso não tem mais capacidade para aprender. Então, foi muito produtivo ouvir a palestra e a opinião dos outros participantes, é boa essa troca de conhecimento”, Rossana Maria de Oliveira, professora de Artes.

Robótica- Os robôs estão entre as atrações que chamam a atenção dos jovens. O evento disponibilizou a Arena Robótica, com oito espaços para os frequentadores conhecerem a programação robótica, peças e funcionalidades.

Após adquirirem esse conhecimento, os participantes vão para o processo de montagem dos robôs, encaixando as peças de acordo com as funções de cada uma.  Ao fim, com os robôs já montados, é hora da competição: um cabo de guerra entre as máquinas e vence a que tiver melhor potência.

“Os alunos que vêm aqui ficam muito interessados pela robótica, é possível perceber pelo brilho nos olhos deles. Utilizamos uma metodologia nova e envolvente, saindo do lúdico dos livros e partindo para a prática. A robótica já mudou a vida de muitos alunos dos IEMAs e estamos aqui compartilhando essa mudança, e isso é um grande avanço para o Maranhão”, Fábio Aurélio Costa, coordenador de Robótica do IEMA.

Para a estudante Paloma da Paz, participar da Arena foi uma experiência inovadora. “Estou achando muito interessante, porque não conhecia essa parte de robótica e quando cheguei aqui e vi vários vídeos, as peças, fiquei bem impressionada. Esse evento é realmente maravilhoso, pois a tecnologia faz parte da nossa vida”, comentou a estudante de 18 anos, do município de Santa Rita, Paloma da Paz dos Santos.

O Governo do Maranhão começou os investimentos em robótica em 2016, na unidade do IEMA de Pindaré-Mirim,  e em 2017 o ensino foi implantado em todas as unidades do IEMA, além do lançamento do programa Robótica na Estrada.

Mais informações: www.semana.secti.ma.gov.br