fbpx
Procurando por algo?

Semana da Economia Solidária tem saldo positivo


A Fundação Sousândrade (FSADU) participou da organização da Semana Estadual de Economia Solidária no Maranhão, realizada de 11 a 15 de dezembro, e, segundo a secretária adjunta da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (SETRES), Nilce Cardoso, o evento fortaleceu as ações executadas em 2018. “Trabalhamos as perspectivas das ações integradas que demandam a efetivação da economia solidária- trocas de saberes, processo de formação, produção e comercialização dos produtos”, disse ela.

Com o tema Economia Solidária como Convergência para o Desenvolvimento Local, a Semana foi marcada por uma programação mista que proporcionou novas oportunidades de fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários no Estado.

Representante da ONU, Leandro Morais

Um dos pontos altos do evento foi a palestra do representante da Organização das Nações Unidas (ONU), Leandro Morais, do Força Tarefa das Nações Unidas em Economia Social e Solidária. Ele falou sobre os desafios e debilidades no processo de implementação das políticas públicas de desenvolvimento da econômica solidária no âmbito nacional.

“O Maranhão tem artesanato, cultura, gastronomia, história, arquitetura, tudo isso é parte deste complexo universo da economia solidária com grande potencialidade”, analisou. “Trouxemos informações para colaborar com o processo de construção e manutenção da Economia Solidária no Maranhão, assim também como absorver as experiências positivas daqui do Estado”.

Outra ação que gerou interesse foi a oficina de Microcrédito Produtivo Orientado, ministrada pela Assessora de Planejamento da Setres, Joilene Pereira e o gerente estadual do AgroAmigo do Banco do Nordeste, Leonardo Soares. Na oportunidade os produtores tiveram acesso a uma linha de credito especial, com orientações e formação específica para fortalecimento e crescimento de seus empreendimentos.

Para quem quiser conhecer mais os trabalhos de Economia Solidária do Maranhão, o Centro de Referência Estadual de Encomia Solidária- CRESOL está localizado na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico de São Luís.

Veja vídeo abaixo com a síntese da Semana

 

Fonte: Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (SETRES)