Procurando por algo?

UFMA sedia encontro de pós-graduação em Educação

A diretora-presidente da Fundação Sousândrade, professora Evangelina Noronha (foto), participou das atividades da 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), que aconteceu de 01 a 05 de outubro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com o tema “Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência”, o evento apresentou conferências, grupos de trabalho, feiras de livros e outras atividades. “Foi uma grande oportunidade para troca de conhecimentos”, disse a professora Evangelina Noronha, abaixo com a professora da UFMA, Lélia Moraes, coordenadora do curso de Especialização Educação Profissional e Tecnológica, oferecido pela FSADU em parceria com o IEMA- Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

De acordo com informações no portal da UFMA, o encontro reuniu cerca de três mil pessoas, entre pesquisadores, docentes do ensino superior, da educação básica e estudantes. A reunião é considerada o maior e mais importante da área de pesquisa e pós-graduação do país, com participação de pesquisadores das cinco regiões do Brasil e de países como México, Estados Unidos, Uruguai e Espanha.

Foram submetidos a avaliação 1.019 trabalhos científicos, entre artigos, pôsteres e propostas de minicursos, com temas sobre financiamento, políticas públicas, educação para jovens e adultos, ética na pesquisa, privatização do ensino, movimentos sociais, gênero e reações étnico-raciais, entre outros.