fbpx
Procurando por algo?

Você sabe como nasceu a Fundação Sousândrade?

No início dos anos 80, um grupo de cem professores, visionários, da Universidade Federal do Maranhão realizaram o que parecia utopia: obter recursos financeiros e intelectuais para instituírem uma fundação.

Na visão destes idealizadores, a entidade teria que cumprir o propósito de desburocratizar  os processos para a realização de projetos desenvolvidos na universidade.

Queriam que as pesquisas científicas com objetivo de melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente passassem de projetos à realidade.

Foi então que os cem professores da UFMA, liderados pelo reitor José Maria Cabral Marques, implantaram, com seus próprios recursos, em 1982, a Fundação Sousândrade.

Entre esses professores instituidores estava a professora mestra Evangelina Noronha, diretora-presidente da Fundação Sousândrade desde 2013.

Com mandatos renovados pelo Conselho Curador, em 2019, a presidente Evangelina Noronha e a superintendente Luciana Cordeiro  estarão à frente da FSADU até outubro de 2021.

A Fundação Sousândrade continua cumprindo a missão de administrar projetos da UFMA, mas ampliou sua visão gerencial, passando a atender outras universidades e instituições em geral.

A FSADU também conquistou credibilidade na realização e administração de Concursos públicos e processos seletivos, conforme podemos observar no número de inscritos de alguns dos certames dos últimos cinco anos.

E ousou, mais uma vez, ao implantar o Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico – NACITEC, em 2015, desenvolvendo parcerias na realização de cursos de extensão, especialização, e ainda cursos conducentes a mestrado e doutorado com instituições parceiras de Portugal e Cabo Verde.

O propósito de melhorar a vida das pessoas continua presente, e tornou-se ainda mais firme com a implantação do Programa de Atenção Social Sousândrade- o PASS, em 2016.

Pelo PASS, crianças e jovens, prioritariamente estudantes de escolas públicas do Maranhão, têm acesso a diversos cursos gratuitamente.

O Programa Social da Fundação Sousândrade oferece cursos de Alfabetização, Inglês, Informática, Espanhol, Teatro e Dança, Canto Coral e Redação. E o coordenador do PASS, professor e neuropediatra Fernando Ramos, pretende ampliar os cursos oferecidos à comunidade.

Para estimular a produção acadêmica, a Fundação Sousândrade criou, em 2016, a Revista Científica, com publicação anual de artigos produzidos por alunos e professores.

Tudo isso não seria possível sem as pessoas que fazem acontecer os projetos na Fundação Sousândrade: os nossos colaboradores.

E para investir no desenvolvimento deles, a FSADU criou os projetos INTEGRA e CAPACITA, como parte do Programa de Desenvolvimento Humano.

Somos cientes que são os empregados que renovam diariamente o propósito da Fundação Sousândrade. Que entregam os resultados aos nossos clientes,  conquistam reconhecimentos para a FSADU e estendem suas ações para a comunidade sob forma de projetos voluntários.

Todas estas iniciativas são compartilhadas, de forma transparente, com os públicos externo e interno, por meio do programa Qualificar, veiculado na RÁDIO Universidade FM, cuja concessão é da Fundação Sousândrade; do portal fsadu.org.br; das redes sociais e do boletim mensal.

Esta é a Fundação Sousândrade, que traz em seu nome a homenagem  ao poeta maranhense Joaquim de Sousa Andrade, grande incentivador da educação, que ousou a apresentar, no século 19, o primeiro projeto de uma universidade pública no Maranhão, quando nem ao menos existia universidade no Brasil.

Fundação Sousândrade. Atuando pela melhoria de vida das pessoas e do meio ambiente, por meio da educação.