Procurando por algo?

Pós-Graduação MBA em Inovação, Design e Estratégia

1) CURSO: Pós-Graduação MBA em Inovação, Design e Estratégia

2) CARGA HORÁRIA: 400 horas (sendo composto de 360 hora aula e 40 horas de atividade extracurricular)

3) VAGAS: 45 vagas

4) CONTEXTO

Estamos em um novo contexto de transformação constante nos padrões de produção, gestão do conhecimento e da informação, novos paradigmas de produtos, serviços e experiências. Novas habilidades gerenciais e executivas são requeridas de profissionais, gestores e empreendedores. O MBA em Inovação, Design e Estratégia desenvolverá uma sinergia entre competências inovadoras, capacidade analítica, criativa e empreendedora, mas também com foco na qualidade da execução das estratégias, desenvolvendo um espírito criativo, inovador e realizador, para ser aplicado em qualquer setor econômico e empresarial

5) OBJETIVOS:

Geral: O MBA em Inovação, Design e Estratégia possui como objetivo geral desenvolver gestores inovadores com capacidade para criar ou transformar organizações.

Específicos

  • Explorar novos métodos e modelos de desenvolvimento de negócios, produtos e serviços inovadores;
  • Desenvolver uma atitude empreendedora, despertando uma visão crítica, sistêmica, integrada e estratégica de modelos de negócio, pessoas e organizações;
  • Abordar os principais fundamentos de inovação, design e estratégia de forma interdisciplinar e complementar.

6) PÚBLICO-ALVO

Profissionais formados em qualquer curso superior que tenham interesse em inovar e empreender, seja no mercado corporativo ou criando um novo negócio ou no setor de negócios sociais, criando vantagem competitiva para sua carreira e para sua organização.

7) INSCRIÇÕES

Por meio do site da Fundação Sousândrade: fsadu.org.br

Valor: R$ 100,00 (cem reais), via BOLETO BANCÁRIO.

Período: De 14 de janeiro a 12 de março de 2019

8) REGIME E DURACÃO DOS CURSOS

Início do curso previsto para: Fevereiro de 2019

Duração: 18 (dezoito) meses de aula e atividade extracurricular e mais 3 (três) meses para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Modalidade: Presencial

Metodologia: As aulas serão ministradas um fim de semana por mês, de sexta a domingo:

  • 6ª feira das 18h00 às 22h20;
  • Sábado das 08h às 18h20; e
  • Domingo das 08h às 12h20.

9) METODOLOGIA

O curso adota metodologias ativas de aprendizagem na execução dos processos de ensino. De acordo com Massetto (2012) as Metodologias Ativas de Aprendizagem constituem-se em uma das opções para uma educação mais inovadora e alinhada com o estilo de aprendizagem da geração digital. A mudança nos projetos educacionais e em suas metodologias é necessária para recuperar a totalidade do conhecimento e romper com o conservadorismo das práticas repetitivas. Serão utilizadas metodologias como Design Thinking, Gamificação, Flipped Classroom, Estudos de Caso, Peer Instruction, Lego Serious Play, Simulação, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas, entre outras.

10) ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

As atividades extracurriculares serão desenvolvidas fora do ambiente de sala de aula com o objetivo de colocar a “mão na massa”, experimentar na prática novos métodos de gestão e desenvolvimento de novos produtos e serviços, novos modelos de negócios e ter contato com as mais novas e relevantes práticas de uma gestão inovadora. Serão realizadas atividades em laboratório, visitas técnicas, palestras e workshops. Contemplam 40 hora-aula.

11) AVALIAÇÃO

Como a metodologia de ensino está baseada em Metodologias Ativas de Aprendizagem, por consequência, a metodologia de avaliação também será por meio de abordagens mais inovadoras e atuais. Não terá nenhuma avaliação com o método tradicional por prova. As avaliações serão feitas por meio de projetos, simulações, cases, pitchs, canvas, etc.

12) DISCIPLINAS

As disciplinas do MBA em Inovação, Design e Estratégia buscam apresentar um equilíbrio entre fundamentação teórica, estudos de caso e as melhores práticas, mas o foco principal busca desenvolver o aspecto prático de técnicas de inovação e planejamento estratégico alinhadas ao pensamento lean e doe design. Contemplam 360 hora-aula.

As disciplinas estão agrupadas em quatro dimensões: Atualização e Novos Paradigmas; Planejamento e Estratégia; Criação e Execução. Cada dimensão possui um conjunto de disciplinas balizadoras e formadoras conforme são apresentadas a seguir:

 

DIMENSÃO DISCIPLINAS
DIMENSÃO 1: Atualização e Novos Paradigmas
  • Economia Digital;
  • Sustentabilidade e Negócios sociais;
  • Startups, Negócios Inovadores e Escaláveis;
  • Inteligência Competitiva e Sociedade da Informação
DIMENSÃO 2: Planejamento e Estratégia
  • Estratégia Empresarial;
  • Marketing Estratégico;
  • Controladoria Estratégica.
  • Modelagem de Negócios.
DIMENSÃO 3: Criação
  • Inovação, Criatividade e Empreendedorismo;
  • Design Thinking;
  • Branding e Gestão de Portfólio.
DIMENSÃO 4: Execução
  • Estratégia e Competitividade de Operações;
  • Gestão de indicadores e Mapeamento de Processos;
  • Gestão de Pessoas e Liderança na Era Digital;
  • Laboratório de Inovação;
  • Lean Thinking;
  • Tecnologias Digitais e Emergentes;
  • Trabalho de Conclusão de Curso.



13) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Será desenvolvido um plano de negócio para um novo negócio ou um produto/serviço inovador, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos e técnicas abordadas ao longo do curso, como, por exemplo, Business Model Canvas, Design Thinking e MVP. Para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso o aluno contará com aulas preparatórias, orientações presenciais e a distância e atividades em período extraclasse. Ao final o plano de negócio será apresentado em forma de um Pitch para uma banca de especialistas.

14) INVESTIMENTO

O investimento será de 21 mensalidades de R$ 520,00 (Quinhentos e vinte reais), via boleto bancário.

Desconto:

  1. Para pagamento até o vencimento: desconto de 25%, resultando em uma mensalidade de R$ 390,00 (Trezentos e noventa reais).
  2. Para parceiros e grupo de 4 amigos da mesma empresa: o valor da mensalidade fica no valor de R$ 370,00 (Trezentos e setenta reais), se o pagamento for efetuado até a data de vencimento.

15) DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO

Os interessados em se inscrever, deverão entregar os documentos especificados na relação abaixo durante o período de inscrição.

  • Cópia do documento de identificação com foto
  • Cópia do cadastro de pessoa física – CPF
  • Cópia do diploma (frente e verso) de graduação
  • Cópia do histórico da graduação
  • Cópia de comprovante de residência.
  • 1 (uma) Foto 3 x 4.
  • Cópia de diplomas de outros cursos realizados pelo aluno para seleção (atualização, extensão, especialização, mestrado, doutorado e outros cursos).
  • Cópia do comprovante de pagamento da inscrição
  • Currículo.

A entrega dos documentos deverá ser efetuada pessoalmente no Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da Fundação Sousândrade (NACITEC/FSADU) ou pelos Correios, enviando sua documentação para o NACITEC/FSADU, via SEDEX, para o endereço indicado abaixo:

Endereço: Rua das Juçaras, quadra 44, n°. 28 – Renascença I, São Luís/MA, CEP 65.075-230.

Horário de funcionamento: dias úteis, de segunda à sexta-feira, nos horários de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

16) DO PROCESSO SELETIVO

O ingresso no curso dar-se-á por meio de um processo seletivo de análise documental e curricular. Para tanto, o candidato deverá inscrever-se e, de acordo com as informações divulgadas, entregar/encaminhar seus documentos para avaliação.

17) DO RESULTADO

O resultado do seletivo será divulgado no site da FSADU no dia 12 de março de 2019, com a lista dos aprovados por ordem alfabética.

SOBRE OS PROFESSORES