Educação para Saúde 2015 turma 2

Sete turmas dos cursos de especialização conducentes ao Mestrado em Portugal estão com matrículas abertas. São eles: Educação para Saúde, Engenharia Civil, Gestão em Saúde, Administração Pública e Educação Especial e Gestão em Educação em São Luís e uma turma em Pinheiro. Os cursos são realizados pelo Instituto Universitário Atlântico (I.U.A). A Fundação Sousândrade é responsável pelo apoio técnico, administrativo e logístico do Curso de Especialização (Lato Sensu) que é realizado no Brasil. 

Na foto, a turma do curso Educação para Saúde de 2015. Disciplina "Terapias Expressivas",  ministrada pelo professor mestre Alfredo Barbetta.

 

Clique aqui para saber mais

plateia aplaudindo

A turma infantil do projeto Entrelinhas do Programa de Atenção Social Sousândrade - PASS, foi convidada especial para assistir ao filme “Garoto Cósmico”, no 40º Festival Guarnicê de Cinema, no dia 9 de junho de 2017. Todos estavam ansiosos, principalmente as crianças que nunca haviam ido ao cinema. “Fiquei nervosa”, disse Alice Cantanhede (11 anos). “Foi a primeira vez que vi um filme no cinema! Eu adorei!”, completou.

Antes do início da sessão, quando a organizadora subiu ao palco e deus as boas –vindas ao grupo da Fundação Sousândrade, eles não pouparam as palmas. “Estavam muito felizes”, disse uma das professoras, Jorgiana Nascimento. Após a sessão, ela e as professoras Tyciana Batalha e Marinalva Nascimento conversaram com eles sobre o que entenderam do filme.

O 40º Festival Guarnicê aconteceu de 02 a 10 de junho, com entrada gratuita, e contou com apoio da Fundação Sousândrade, parceria firmada há mais de 20 anos.

Sobre o filme - “Garoto Cósmico”, é do diretor premiado Alê Abreu, criador também de “O Menino e o Mundo” – filme brasileiro indicado ao Oscar de melhor animação em 2016. O filme conta a estória de Cósmico, Luna e Maninho, crianças de um mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, buscando mais pontos para obterem um bônus na escola, os três perdem-se no espaço e descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo. Depois de muita brincadeira e tantas novas experiências, o mundo da programação envia um representante especial para resgatá-los. É hora de escolherem seus próprios caminhos.

CLIQUE AQUI PARA VER O TRAILLER DO FILME
garoto cosmico

 

Com reitora Nair Portela

Com a participação de fundadores, conselheiros, empregados e parceiros, a Fundação Sousândrade comemorou, no dia 02 de junho de 2017, seus 35 anos. A diretora-presidente Evangelina Noronha deu as boas vindas aos convidados e apresentou um vídeo sobre a vida do poeta maranhense Joaquim de Sousa Andrade, o Sousândrade, ressaltando a importância dele para a literatura brasileira. Em seguida, acompanhada da superintendente Luciana Cordeiro, homenageou com troféus algumas pessoas que, por reconhecimento dos próprios empregados da FSADU, muito colaboraram para o crescimento da instituição.

“É com muita honra que a Fundação tem o nome do poeta Sousândrade”, ressaltou a presidente. “Não podemos esquecer sua genialidade e originalidade”, completou, referindo-se ao fato de que a obra de Sousândrade, que faleceu em 1902, não foi compreendida na época, sendo reconhecida somente 50 anos após sua morte. Clique aqui para ver o vídeo sobre o poeta.

Para homenagear os empregados, a Fundação realizou, previamente, uma pesquisa interna em que cada colaborador pôde indicar, de forma livre, os homenageados. O professor Emílio Ramos, gerente de concursos, foi o primeiro nome a ser chamado. Em seguida. Diego Guilhon, gerente operacional, e mais: Nílton Chaves, da Gerência Operacional, Maria José Bezerra, gerente financeiro, Fátima Matos, também do Financeiro, José Arnold Costa Filho, diretor da Rádio Universidade FM e a aposentada Raimunda Pessôa, que foi representada pela filha Ana Júlia Pessôa.

Entre os parceiros, foram homenageados a UFMA, por meio da reitora Nair Portela (foto acima): “A UFMA é co-irmã da Fundação Sousândrade. Sem a UFMA não haveria Fundação”, ressaltou Evangelina Noronha; e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada: “Nosso grande parceiro de ideias e projetos”, destacou a presidente.

Após as homenagens, houve sorteio de prêmios e muita confraternização, conforme os registros abaixo.

Em edição especial, o programa Qualificar, na rádio Universidade FM, recebeu a diretora-presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha, para falar dos 35 anos da instituição, comemorados no dia 02 de junho. A presidente lembrou da implantação da FSADU, projeto do então reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor José Maria Cabral Marques, com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa, ensino (Graduação, Pós-Graduação e Mestrado) e extensão da UFMA. Ela também compartilhou com os ouvintes da rádio os avanços da Fundação, hoje atuando com projetos das organizações públicas e privadas, ensino à distância e organização de cursos de especialização conducentes ao Mestrado em Portugal, em parceria com instituições de ensino.


Ouça abaixo entrevista concedida ao jornalista Adalberto Júnior, no programa que foi ao ar no dia 5 de junho, às 17h50. Vale ressaltar que o Programa Qualificar tem periodicidade quinzenal, às segundas-feiras.

Profa Evangelina  35 anos FSADU 05 06 17.jpg foto Liliane

Qualificar arte Programa Rádio Uniiversidade

arte

No dia 02 de junho a Fundação Sousândrade completa 35 anos. Criada pela necessidade de haver uma instituição que atendesse às demandas da Universidade Federal do Maranhão, principalmente no que se refere ao apoio nas atividades de pesquisa, ensino e extensão, a FSADU hoje é reconhecida pela sua competência na captação, administração e gestão de projetos em todas as áreas de atuação da UFMA e das instituições governamentais e não governamentais parceiras. Também é referência em capacitações e formações presenciais e à distância, além de prestar apoio técnico e estrutural na realização de cursos de especialização conducentes ao Mestrado em Portugal, por meio de parcerias com universidades e institutos de ensino. 

Instituição de direito privado sem fins lucrativos, a Fundação Sousândrade também honra seu valor na responsabilidade social no Programa de Atenção Social Sousândrade- o PASS, que consiste em ações socioeducativas, culturais e profissionalizantes dirigidas às comunidades que carecem de oportunidades. 

Pelo PASS a comunidade tem acesso, de forma gratuita, às aulas de Alfabetização, Informática, Inglês, Espanhol e Artes. O objetivo é proporcionar atenção aos adolescentes e jovens de zonas periféricas de São Luís, cujas áreas registram maiores incidências de riscos, dentro do olhar da integralidade, como seres biológicos, psicológicos, sociais e culturais, através do incentivo à profissionalização. "Por este longo caminho percorrido, temos orgulho desses 35 anos percorridos pelos que fizeram, e fazem, da Fundação Sousândrade uma instituição de sucesso. A todos, nosso muito obrigada", diz a diretora-presidente Evangelina Noronha.

ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE:

 - Apoiar programas, ações, projetos e atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, desporto, ciência, tecnologia, meio ambiente, comunicação social, administração e turismo; 

- Apoiar programas de capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo da UFMA, 

- Executar contratos e acordos com instituições públicas ou privadas que venham contribuir para o desenvolvimento científico, técnico e cultural da economia maranhense; 

- Explorar serviços de televisão, rádio educativa e tecnologias educacionais em todo o território estadual;

- Incrementar os recursos financeiros da UFMA para o fortalecimento de suas atividades fim e meio; 

- Prestar à comunidade, de modo geral, mediante remuneração, serviços de natureza cultural, técnica, científica e administrativa; 

- Prestar a entidades públicas e privadas, mediante remuneração, serviços técnicos voltados à realização de concursos públicos, processos seletivos, capacitação profissional, formação continuada e estudos de reestruturação operacional/administrativa.

 

Pagina 1 de 23

Back to Top