banner-educacao-profissional

 

 

PÚBLICO ALVO

 O curso destina-se aos professores, gestores que atuam em escolas de tempo integral, interessados no campo da educação profissional.

 

OBJETIVO GERAL

Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, professores e gestores que atuam na educação profissional, visando ampliar seus conhecimentos sobre a docência nesse campo, bem como a capacidade de reflexão,  análise e desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria do  processo de ensino-aprendizagem.  

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•Contribuir para a reflexão sobre a história e política da educação profissional no Brasil, favorecendo ao desenvolvimento de  uma prática pedagógica referenciada.

•Favorecer a vivência de processos de produção de conhecimentos que busquem uma melhor compreensão da educação profissional e tecnológica em suas múltiplas determinações.

•Possibilitar a compreensão do currículo integrado na perspectiva da educação profissional, visando o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos alunos.

•Aprofundar o debate sobre a construção coletiva dos projetos pedagógicos de cursos,  bem como da  integração e organização das ações pedagógicas na educação profissional.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

16 de Janeiro de 2017 a 17 de março de 2017

 

INÍCIO DAS AULAS

Abril de 2017

 

VALORES

INSCRIÇÃO  R$ 50,00
CURSO 18 x R$ 250,00

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

O Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica terá o seu foco na formação pedagógica voltada para atuação na educação profissional e tecnológica e será desenvolvido na modalidade a distância, com momentos presenciais. Está organizado em 10 disciplinas mais a orientação do trabalho de conclusão do curso, distribuídas em três eixos interdependentes e complementares, num total de 420h, a serem trabalhadas em 12 meses e no máximo 16 meses, incluindo a apresentação do trabalho de final de curso –TCC.

 

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

ORD

DISCIPLINAS

CH

01

Oficina sobre ambientação e uso do Ambiente virtual

15

02

História e Política da Educação Profissional no Brasil

45

03

Trabalho, Educação e Formação Profissional

30

04

Currículo Integrado na Educação Profissional

45

05

Ensino Médio e Educação Profissional Integrada em Tempo Integral 

45

06

Planejamento, Avaliação da Aprendizagem e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional.

60

07

Juventude, Trabalho e Educação Profissional

45

08

Tópicos Especais – Diversidade e Inclusão na Educação Profissional

45

09

Metodologia do Trabalho Científico

30

10

Projeto de Intervenção e Prática Pedagógica na Educação Profissional

30

11

Orientação de Trabalho de conclusão de Curso – Monografia/ artigo

30

 

TOTAL

420h

 

Após efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição, o(a) candidato(a) deverá entregar, para fins de matrícula, os documentos listados abaixo.

ORD

DOCUMENTOS

01

Cópia do diploma de Graduação expedido por Instituição de Ensino Superior (IES) e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)

02

Cópia do Histórico Escolar de graduação

03

Cópia do Documento de Identidade oficial

04

Cópia do CPF

05

Cópia do comprovante de residência

06

Cópia do comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição

07

1 Foto 3x4 colorida e recente

08

Currículo Lattes ou Vitae

 

LOCAL
Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da Fundação Sousândrade (NACITEC/FSADU).

ENDEREÇO
Rua das Juçaras, Qd 44, nº 28. Renascença I. São Luís-MA. CEP: 65075-230

TELEFONE
(98) 4009 1045 / 9 8802 0220

HORÁRIO
8h às 12h e das 13h às 17h.

visita tecnica itaqui

 Os alunos do curso de extensão em Sistema Portuário e Transporte Marítimo da Fundação Sousândrade realizaram no dia 16 de dezembro uma visita técnica no TEGRAM - Terminal de Grãos do Maranhão, localizado dentro do Porto do Itaqui. A recepção e condução da visita foi liderada pelo Gerente da Glencore, Anderson Santos, que recebeu toda a equipe com extrema prontidão e eficiência. Na ocasião os alunos puderam conhecer a área de operação da Glencore, seu armazém, sua sede administrativa e por fim o berço onde é realizado a efetiva operação portuária. Foi uma oportunidade para comparar os conhecimentos teóricos aprendidos no curso e debater com profissionais de mercado temas relevantes da gestão e logística portuária.

Em sessão ordinária do dia 21 de novembro de 2016, foi aprovada, pela Câmara Municipal de São Luís, a MOÇÃO Nº 138/2016, de autoria do Vereador JOSÉ JOAQUIM, subscrita pelos Edis, Astro de Ogum, Honorato Fernandes, Prof. Lisboa, Pedro Lucas Fernandes, Francisco Carvalho, Osmar Filho, Barbosa Lages, Pereirinha, Eidimar Gomes, Estevão Aragão, Dr. Gutemberg Fernandes de Araújo e Armando Costa.
Referida Moção trata do envio de parabéns à Fundação Sousândrade (FSADU), na pessoa de sua Diretora-Presidente, Profª. Evangelina Maria Martins Noronha, da Superintendente, Luciana Maria Pinto Gurgel Rocha Cordeiro, aos membros dos Conselhos e demais funcionários, pela implementação do Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS).
A FSADU estende a homenagem ao Coordenador do Programa, Prof. Dr. Fernando Antonio Guimarães Ramos.

No dia 13 de dezembro de 2016, no Auditório da Fundação Sousândrade, no Renascença, foi celebrada a Missa de natal da FSADU. Participaram do evento, Conselheiros, a Diretoria Executiva, funcionários e convidados.  Ao final, foi oferecido um lanche pela Direção. 

  

missa-de-natal-3

 

 

 

missa-de-natal

 

 

missa-de-natal-2

 

No dia 13 de dezembro de 2016, na sala da Diretoria Executiva da Fundação Sousândrade, foi assinado o Termo de Parceira Técnica e Institucional entre a FSADU e a Faculdade Laboro São Luís. O Objeto central da parceria é facilitar a cooperação mútua nos campos do ensino, da pesquisa científica e técnica, bem como intercâmbio acadêmico e cultural, e o desenvolvimento de recursos, em todos os campos de comum interesse.


Participaram da solenidade a Diretora Presidente da FSADU, Profª. Evangelina Noronha, o Diretor do Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico da FSADU, Profº. Ivaldo Vidigal, as Professoras Sueli Tonial e Francilene Duarte, respectivamente Diretora Geral e Diretora Acadêmica da Faculdade Laboro São Luís, além da Profª. Sirlene Mota, membro do Conselho Curador da FSADU.

 

 

parceria-laboro

Pagina 1 de 24

Back to Top