Procurando por algo?

Um grupo de 181 professores e técnicos visionários da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), liderados pelo então reitor José Maria Cabral Marques, instituiu, em 02 de junho de 1982, em São Luís (MA), com recursos próprios, a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA.

Na visão destes idealizadores, a entidade teria que cumprir o propósito de desburocratizar  os processos para a realização de projetos desenvolvidos na Universidade. Queriam que as pesquisas científicas com objetivo de melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente passassem de projetos à realidade.

Assim, a FSADU atua como instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado e tem por objetivo executar, mediante convênios, contratos,  doações e acordos com instituições públicas, privadas, organizações não governamentais, inclusive internacionais, atividades em  todos os campos que venham contribuir para o desenvolvimento científico, técnico e cultural das comunidades, além de explorar serviços de televisão, rádio educativa e tecnologias educacionais  em  todo  território estadual.

A instituição é isenta do pagamento de tributos, mas está condicionada ao cumprimento de exigências legais e a apresentação anual da declaração de rendas.

Nestes quase 40 anos de atividades, a FSADU continua cumprindo a missão de administrar projetos da UFMA, mas ampliou sua visão gerencial, passando a atender outras universidades e instituições em geral.

Desta forma, a Fundação Sousândrade é: 

  • Credenciada junto ao MEC como Fundação de Apoio à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conforme Portaria nº 154, de 18 de novembro de 2020;
  • Credenciada junto ao CNPq para receber e gerenciar recursos oriundos de Pessoas Jurídicas de direito privado, destinados ao apoio a projetos de pesquisa, conforme Resolução Normativa CNPq 023/2018, publicada no Diário Oficial da União em 14 de agosto de 2018;
  • Credenciada junto ao MEC como Fundação de Apoio à Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), conforme Portaria nº 06, de 16 de março de 2020.

A FSADU também conquistou credibilidade na realização e administração de Concursos públicos e processos seletivos, e ousou, mais uma vez, ao implantar o Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico – NACITEC, em 2015, desenvolvendo parcerias na realização de cursos de Extensão, Especialização, e ainda cursos conducentes a Mestrado e Doutorado com instituições parceiras de Portugal e Cabo Verde.

O propósito de melhorar a vida das pessoas continua presente, e tornou-se ainda mais firme com a implantação do Programa de Atenção Social Sousândrade– o PASS, em 2016.

Pelo PASS, crianças e jovens, prioritariamente estudantes de escolas públicas do Maranhão, têm acesso a diversos cursos gratuitamente.

O Programa Social da Fundação Sousândrade oferece cursos de Alfabetização, Inglês, Informática, Espanhol, Teatro e Dança, Canto Coral e Redação. E o coordenador do PASS, professor e neuropediatra Fernando Ramos, pretende ampliar os cursos oferecidos à comunidade.

Para estimular a produção acadêmica, a Fundação Sousândrade criou, em 2016, a Revista Científica, com publicação anual de artigos produzidos por alunos e professores.

Tudo isso não seria possível sem as pessoas que fazem acontecer os projetos na Fundação Sousândrade: os nossos colaboradores.

E para investir no desenvolvimento deles, a FSADU criou os projetos INTEGRA e CAPACITA, como parte do Programa de Desenvolvimento Humano.

Somos cientes que são os empregados que renovam diariamente o propósito da Fundação Sousândrade. Que entregam os resultados aos nossos parceiros, conquistam reconhecimentos para a FSADU e estendem suas ações para a comunidade sob forma de projetos voluntários.

Todas estas iniciativas são compartilhadas, de forma transparente, com os públicos externo e interno, por meio do programa Qualificar, veiculado na RÁDIO Universidade FM, cuja concessão é da Fundação Sousândrade; do portal fsadu.org.br; das redes sociais e do boletim mensal.

Esta é a Fundação Sousândrade, que traz em seu nome a homenagem  ao poeta maranhense Joaquim de Sousa Andrade, grande incentivador da educação, que ousou a apresentar, no século 19, o primeiro projeto de uma universidade pública no Maranhão, quando nem ao menos existia universidade no Brasil.

Fundação Sousândrade. Atuando pela melhoria de vida das pessoas e do meio ambiente, por meio da educação.