Perguntas Frequentes

1 – Quantas vagas serão oferecidas?
Serão oferecidas 50 vagas para cada curso, mas os cursos somente começarão se as turmas tiverem o número mínimo de 30 alunos.

2 – Onde serão ministradas as aulas?
Na primeira fase (14 meses) as aulas serão presenciais, com encontros mensais, na cidade de São Luís do Maranhão, Brasil. Na segunda fase (12 meses) serão nomeados um Orientador em Portugal e um Coorientador no Brasil, indicados pela Coordenação Pedagógica do Curso, em comum acordo com as instituições conveniadas, que acompanharão o mestrando até a sua dissertação. Os contatos do aluno com seus orientadores ocorrerão por meio de comunicação à distância, via e-mail, skype  ou outro aplicativo eletrônico. A apresentação da Dissertação do Mestrado será em Portugal.

3 – Após a conclusão do curso de mestrado, como faço para reconhecer o meu diploma expedido pelas Universidades de Portugal?
O § 3º artigo 48 da LDB nos diz que os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior. No mesmo sentido asseguram o Tratado de Porto Seguro e o parecer do CNE 199/2002.

Assim, qualquer Universidade Pública, Privada, Católica, Evangélica, que tenha o mesmo curso, igual ou congênero pode reconhecer os Diplomas de Portugal. Por exemplo, em Administração Pública qualquer Universidade que tenha Curso em Administração. Em Criminologia, qualquer Universidade que tenha Curso em Direito. No caso de Criminologia, uma Universidade que é conveniada com a própria Universidade Fernando Pessoa é a USP de São Paulo e muitas outras Universidades Federais como:

Brasil Centro Universitário UNIVATES Faculdade Católica Stella MarisPontifícia
Universidade Católica de Campinas Pontificia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul UNIJUI
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Católica de Santos
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Universidade de São Paulo
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Positivo.

Agora fica a critério de cada aluno escolher a Universidade.