fbpx
Procurando por algo?

Astronauta Marcos Pontes no evento da SECTI

Conhecimentos do universo espacial foram levados a estudantes, pesquisadores e profissionais pelo tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”. O astronauta estimulou ainda mais o futuro profissional de quem tem o interesse no assunto. A conversa aconteceu na tarde desta quinta-feira (30), durante o I Encontro Ciência e Desenvolvimento, promovido pelo Governo do Maranhão e articulado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O evento, aberto à sociedade, passa acontecer mensalmente, com a participação de nomes de destaques, como o do tenente Marcos Pontes, que segue carreira com vasto currículo: mestre em Engenharia de Sistemas, Engenheiro Aeronáutico, Piloto de Testes de Aeronaves e Astronauta Profissional Especialista de Missão.

Para o secretário o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, o governo se sente honrado em receber o coronel da Força Aérea Brasileira, Marcos Pontes. Ele afirma ainda que começa uma política de discussão sobre o desenvolvimento nacional a partir do desenvolvimento científico no Maranhão. “É uma política ousada de trazer mensalmente grandes nomes da ciência do Brasil, como é o caso do nosso astronauta brasileiro, Marcos Pontes”, destaca.

O evento teve como objetivo debater o conhecimento e desenvolvimento científico, no Brasil e Maranhão, nas mais diversas áreas. Este foi o primeiro encontro de um ciclo que será realizado, mensalmente, estimulando o diálogo entre o meio universitário e a sociedade. “Sempre um prazer muito grande quando você tem a oportunidade de conversar com o futuro. O futuro do nosso país, como alunos cidadãos, que se tornarão profissionais produtivos. Uma satisfação imensa em dizer para eles das oportunidades que se tem pela frente”, analisa Marcos Pontes, que falou para o público sobre os desafios e perspectivas do Programa Espacial Brasileiro.

Tecnologia no Maranhão

O secretário reforça a ideia de fomentar o máximo de parques tecnológicos no Maranhão, e conta que vem por aí é um grande sistema tecnológico para desenvolver e embrionar projetos de inovação. “Um casarão, totalmente reformado, no Centro Histórico de São Luís que vai contemplar diversas empresas , pessoas, jovens universitários e todos aqueles que estão interessados em desenvolver a área tecnológica em São Luís”, adianta.

Sobre Marcos Pontes

Atualmente, Pontes trabalha como palestrante motivacional, coach especialista em desempenho pessoal e profissional, consultor técnico e especialista em segurança operacional. É Empresário, Diretor de Operações da Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras, Diretor Técnico do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico, Embaixador das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes, Embaixador da Marca Integra Optics e Autor de quatro livros: “Missão Cumprida”, “É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade”, “O Menino do Espaço” e “Caminhando Com Gagarin”, todos publicados pela editora Chris.

*Informações do Portal Secti