Procurando por algo?

Escritor Sanatiel Pereira toma posse no IHGM

José Augusto e Sanatiel Pereira

Na última quinta (25), o professor e escritor Sanatiel Pereira, diretor da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA), tomou posse como membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Autor de sete livros, entre crônicas, contos e novela, ele passa a ocupar a cadeira de nº 7, patroneada por João de Souza Ferreira.

A cerimônia de posse foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e prestigiada por profissionais ligados à cultura, educação e às áreas afins.

A diretora-presidente da Fundação Sousândrade (FSADU), Evangelina Noronha, esteve presente, uma vez que a FSADU é parceira da EDUFMA. Vale ressaltar o apoio da Fundação ao recente livro lançado por Sanatiel Pereira, Vale das trutas (2017).

Evangelina Noronha (à dir.), Sanatiel Pereira e convidados

Entre os momentos marcantes da cerimônia, destaque para o discurso da professora Maria Esterlina Pereira, sócia efetiva do IHGM e madrinha de Sanatiel Pereira. “A sua presença muito honra esta instituição”, disse ela.

O presidente do IHGM, José Augusto Oliveira, disse que estava emocionado e  completou: “Manifesto o quanto estamos jubilosos em vos tê-lo neste quadro. O IHGM não pode prescindir dos professores”.

Para compôr a mesa foram convidados o presidente Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores, Arquimedes Vale; o membro da Academia Maranhense de Letras, José de Ribamar Everton Neto; o presidente da Academia Ludovicense de Letras, Antonio Norberto, e o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, coronel Carlos Augusto Furtado Moreira.

Sanatiel Pereira com membros do IHGM: ele passa a ocupar a cadeira nº 7

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IGHM)  foi fundado em 1925,  e é a mais antiga instituição científica do Estado, nas áreas de História e Geografia.