fbpx
Procurando por algo?

PARFOR: vem aí seminário Norte e Nordeste na UFMA

De 12 a 14 de junho, estará em discussão em São Luís a docência na educação básica, em especial nas escolas públicas, no I Seminário de Formação de Professores da Educação Básica do PARFOR Norte e Nordeste. O evento é promovido pela Coordenação de Ações Especiais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e acontecerá no Campus da UFMA.

Com o tema central “Educação, Trabalho e o Futuro do Cidadão em uma sociedade em Crise”, o programa do seminário destaca que o objetivo é “criar espaços alternativos para debates e reflexões para contribuir com a elaboração e socialização de novos conhecimentos, bem como com o redirecionamento da prática pedagógica em todos os espaços onde haja o exercício da docência da educação básica, principalmente nas escolas públicas do Maranhão”.

PARFOR- O Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (PARFOR), na modalidade presencial, é um programa emergencial de caráter compensatório, que foi criado para atender as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Pelo PARFOR, são oferecidos, em caráter emergencial, cursos de licenciatura dirigidos aos docentes da rede pública de educação básica que ainda não possuem formação de nível superior ou se encontram atuando em área diversa da sua formação.

EIXOS TÉMÁTICOS DO SEMINÁRIO

  • Modalidades da Educação: Educação de Jovens e Adultos,  Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena,  Educação Quilombola e Educação à Distância;
  • Currículo e Práticas Educativas na Educação Básica;
  • Ciências Humanas, Fundamentos e Metodologias da Educação Básica;
  • Políticas Públicas/Educacional e Gestão na Educação;
  • Diversidade Étnico-Racial, de Gênero, Sexual e Religiosa;
  • Justiça Social, Direitos Humanos e Medidas Sócio-Educativas;
  • Trabalho, Ciência, Tecnologia e Educação Profissional;
  • Formação Inicial e Continuada de Professores.

 

Inscrições: http://www.seminarioparforufma.k6.com.br/