fbpx
Procurando por algo?

Seminário Nacional de Políticas Culturais da UFMA

O Observatório Cultural do Maranhão, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural e o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cultura e Sociedade – PGCULT – UFMA convidam a comunidade acadêmica, os profissionais do campo da cultura e a sociedade em geral para participarem do I Seminário Nacional de Políticas Culturais do PGCULT – UFMA, que ocorrerá na próxima terça, 11, das 9h às 18h, em ambiente virtual.

De acordo com a organização, a iniciativa surgiu das demandas da sociedade civil organizada para que a UFMA promovesse ações com o foco nas políticas culturais no Maranhão, visando fortalecer as manifestações culturais em suas mais diferentes escalas, aglutinar o público acadêmico, os gestores culturais, os mantenedores da cultura e o público em geral em torno de temas essenciais, como os mecanismos de fomento, a profissionalização da cultura, medidas protetivas e de salvaguarda, inventários culturais, dentre outros.

Além disso, o Seminário objetiva oportunizar ao público participante, especialmente o acadêmico, o diálogo para além do ambiente de sala de aula, a partir de discussões com amplos setores da Cultura e com vasta experiência na área

Na programação, estudiosos renomados do Brasil, como Albino Rubim, Carlos Paiva, Márcio Meireles e Dony dos Santos.

A participação é gratuita e com certificação para quem realizar a inscrição no portal de eventos da UFMA, com a participação mínima de 75%. As inscrições estão abertas no endereço: https://sigeventos.ufma.br/eventos/public/home.xhtml

Os inscritos receberão o link da plataforma Google Meets diretamente no e-mail de inscrição 24h antes do evento para possibilitar a interação virtual com os conferencistas, além de material didático de apoio fornecido pelos conferencistas.

O público ouvinte que optar por não realizar a inscrição ou que fique impossibilitado de fazê-la por fechamento das vagas poderá acompanhar pela plataforma Youtube: https://youtu.be/hkdkKxv9Kuc

 

PROGRAMAÇÃO

11 de agosto 2020

9h

Ocupações de espaços públicos e políticas culturais: possibilidades de organização e ação coletiva para efetivação de políticas públicas

Donny dos Santos – Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão.

11h

Artista/Gestor

Marcio Meirelles – presidente da Sociedade Teatro dos Novos, retoma as atividades artísticas da Cia Teatro dos Novos. Em 2019 recebe o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a Comenda 2 de Julho, pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Já encenou mais de 100 peças de teatro.

14h

Panorama das Políticas de Fomento do Brasil e Dilemas Atuais

Carlos Paiva – Mestre em administração pública (HKS) e cultura e sociedade (UFBA) e pesquisador do OBEC-BA (Observatório de Economia Criativa do Estado da Bahia).

16h

Gestão e Políticas Culturais em Tempos Sombrios

Albino Rubim – Pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura).