fbpx
Procurando por algo?

Seminário reunirá nomes mundiais da robótica

Referência estadual em robótica educacional, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) recebe até dia 20 inscrições para o I Seminário Internacional de Robótica Educacional. Com o tema “Aprender pelo desafio”, o seminário será realizado nesta sexta (23) , no auditório da Casa Civil do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís. A iniciativa tem como objetivo disseminar a robótica educacional como ferramenta para o fortalecimento do aprendizado das crianças e jovens, melhorando assim os índices educacionais. O público-alvo são estudantes, professores e pesquisadores da área da educação que visam melhorar a prática educativa em suas instituições.

O seminário vai receber professores que atuam no cenário da robótica mundial. Dentre eles, o chefe do departamento de engenharia da Universidade do Minho de Portugal e presidente da Roboparty, Antônio Fernando; o diretor do laboratório de robótica educacional da Universidade Nacional Normal de Taiwan e presidente da Firaworldcup, Jacky Baltes; o coordenador de robótica educacional do Colégio e Faculdade Eniac, Sebastião Garcia Junior; o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e sócio fundador da Roboeduc, Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui; e o consultor de tecnologias e robótica na educação básica do Centro de Pós-Graduação do Senac, Flavio Rodrigues Campos.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, a iniciativa representa um trabalho contínuo que o Instituto desenvolve nessa área. “O evento vai aprofundar os conhecimentos em robótica para que os professores interessados na área consigam ensinar muito melhor os estudantes envolvidos em projetos de robótica. Dessa forma, contribuímos para que a trajetória de conquistas do Instituto e de outras escolas tenha continuidade e alcance patamares cada vez mais elevados”, frisou o Almada.

Segundo o coordenador de Práticas Experimentais em Robótica do Iema e organizador do seminário, Fábio Aurélio do Nascimento, a principal contribuição do evento é disseminar a robótica educacional como ferramenta para o fortalecimento do aprendizado das crianças e jovens, melhorando os índices educacionais em âmbito estadual, nacional e internacional. “Um seminário que debate essa temática é o primeiro no Brasil. Vamos contar com três palestrantes do Brasil e dois convidados internacionais. O evento é educativo e visamos trabalhar a robótica como um componente curricular, e para isso precisamos trabalhar esse tema como uma forma geral de como é praticada no Brasil e fora, e essa prática servirá para nortear nossa ementa para que a robótica de fato seja uma disciplina”, destacou.

Durante todo o dia serão desenvolvidas mesas-redondas que irão debater a importância da robótica educacional. As inscrições para o evento são gratuitas, finalizam no dia 20 de novembro e podem ser feitas através do link: web.iema.ma.gov.br/seminariorobotica. Os organizadores informam que os participantes serão certificados.

Fonte: Portal do IEMA