Procurando por algo?

Tire suas dúvidas sobre o funcionamento da UFMA

 

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu algumas medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus, seguindo orientações do Ministério da Saúde, e esclarece algumas dúvidas sobre as atividades desenvolvidas neste período de prevenção.

As defesas de tese, dissertação, monografia e semelhantes serão mantidas? 

Tais eventos devem ocorrer por meio de videoconferência, preferencialmente em lugares arejados, com climatização natural e sem a presença de convidados.

As aulas estão suspensas, isso vai afetar o calendário acadêmico?

Sim, as aulas presenciais e o calendário acadêmico estão suspensos por trinta dias, a contar do dia 17 de março ao dia 16 de abril. A partir do encerramento da situação de emergência em saúde pública de importância internacional e o retorno à normalidade, a Universidade apresentará os ajustes ao calendário acadêmico para retorno e recuperação das atividades suspensas.

O Restaurante Universitário vai funcionar?

As atividades do Restaurante Universitário estão suspensas até o dia 16 de abril, visto que diariamente há alta rotatividade e aglomeração de pessoas no local em dias normais de funcionamento, o que potencializaria a disseminação do vírus.

As colações de grau de 2019.2 ainda serão realizadas?

As colações de grau referentes ao semestre de 2019.2 que ainda não ocorreram estão suspensas e serão feitas posteriormente, com orientação para serem realizadas em local aberto, um curso por vez e sem a presença de convidados, conforme prevê a Portaria nº 190/2020 – MR. A convocação dos formandos será feita pelo coordenador do curso, com datas ainda a definir.

As reuniões do grupo de pesquisa estão suspensas?

Atividades de natureza administrativa, de pesquisa, ensino e extensão poderão ser realizadas, excepcionalmente, por meios eletrônicos ou videoconferência.

As unidades administrativas ficarão fechadas?

O atendimento presencial ao público nas unidades administrativas — independentemente da área de execução — estão suspensas. As atividades administrativas funcionarão por meio remoto até o dia 16 de abril. As ações relevantes e incapazes de serem realizadas remotamente devem ser mantidas com a finalidade de garantir a continuidade do funcionamento da Instituição, considerando a redução de impactos aos servidores, alunos e à comunidade.

A biblioteca funcionará durante esse período?

Não, o funcionamento da biblioteca também está suspenso por 30 dias, e os ambientes de estudo individuais e coletivos permanecerão fechados.

 

Fonte: Portal daUFMA