Procurando por algo?

Inauguração da Galeria Cabral Marques

A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA, FSADU, comemorou 41 anos nesta sexta-feira, 02/06. Na ocasião foi inaugurada a Galeria Cabral Marques que homenageia os últimos 8 reitores da UFMA e as 5 diretoras-presidentes que administraram a Fundação desde 1996. A FSADU foi criada em 1982 na gestão do reitor José Maria Cabral Marques, por esta razão, a Galeria leva seu nome.

Os reitores homenageados são Natalino Salgado Filho, Nair Portela Silva Coutinho, Fernando Antônio Guimarães Ramos, José Américo da Costa Barroqueiro, Othon de Carvalho Bastos, Aldy Mello de Araújo, Jerônimo Pinheiro e José Maria Cabral Marques. Os diretores-presidentes homenageados na Galeria Cabral Marques são Evangelina Maria Martins Noronha (gestão atual como presidente), Maria do Rosário Guimarães Almeida, Maria do Perpétuo Socorro Ramos de Neiva, Dinah Gomes e Regina Celi Miranda Reis Luna (como diretora executiva).

 

Discurso da Profa. Evangelina Noronha no cerimonial de aniversário dos 41 anos da FSADU

“Boa noite a todos que compõem a mesa de abertura deste evento em comemoração aos 41 anos de existência da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do MA.

Saudações ao Pró-Reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, AGEUFMA, Fernando Carvalho Silva, substituindo o Magnífico Reitor Natalino Salgado, à Magnífica Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Dra Lucileia Gonçalves, à Excelentíssima Promotora de Justiça, Dra. Ana Luiza Ferro, substituindo a Promotora de Justiça das Fundações de Apoio, Dra. Doracy Moreira, ao Diretor de Planejamento e Inovação da Fundação Sousândrade, Prof. Raimundo Palhano, à Diretora de Administração e Finanças, Sra. Luciana Cordeiro.

Boa noite a todos que vieram festejar conosco tão grandiosa data. Saudação e agradecimentos a todos os Pró-Reitores, Diretores, Coordenadores, e Professores da UFMA aqui presentes. Saudações a todos os nossos parceiros, presidentes e membros de Academias de Letras, Conselheiros e a todos os nossos companheiros de trabalho da Fundação Sousândrade.

Saudações aos nossos queridos homenageados, aos ex-reitores presentes, ex-presidentes da FSADU e a todos os seus familiares. É uma honra muito grande recebê-los e expressarmos a nossa gratidão, admiração e agradecimentos pelo apoio e reconhecimento a esta casa que hoje completa 41 anos de existência.

Data muito significativa para a Fundação Sousândrade, para todos os parceiros, colaboradores que a constituem e que estiveram conosco apoiando e nos ajudando a materializar um sonho, que se inicia no dia 02 de junho de 1982 com o então Reitor da UFMA, Prof. Dr. José Maria Cabral Marques, que a idealizou definindo suas razões de existência como fundação de apoio aos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação da Universidade Federal do Maranhão.

A Fundação Sousândrade tem assumido o compromisso de cumprir a sua MISSÃO de apoiar as ações da UFMA, assim como gerenciar e executar projetos em parceria com instituições públicas e privadas, visando o desenvolvimento da sociedade; de cumprir a sua VISÃO – ser referência nacional no gerenciamento e execução de projetos; de cumprir os seus VALORES, a saber: competência, responsabilidade social, inovação, agilidade / dinamismo e ética.

41 anos é mais um momento especial de renovação do compromisso com a sociedade maranhense e brasileira através dos seus projetos em diversas áreas, com diversas instituições públicas e privadas.

41 anos de momentos de renovação a cada ano, aprendendo e ensinando novas estratégias, vivenciando e superando momentos difíceis e voltar a sorrir e agradecer mais vezes de forma forte e destemida.

41 anos nos permite avaliar como iniciamos e o que conquistamos ao longo dos anos.

Citando Guimarães Rosa, que tem muito a ver com a nossa vida enquanto pessoa, enquanto profissionais: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

Parabéns a todos que fazem a FSADU.

Abraços e gratidão a todos os funcionários.”