fbpx
Procurando por algo?

Começa 4ªetapa do Programa Escola da Terra no MA

Professor José Jonas da Silva, no módulo 01- Fundamentos e princípios da Educação do Campo e em Comunidades Quilombolas

Com apoio da Fundação Sousândrade, começou hoje, 12, a quarta etapa da formação para os tutores do Programa Escola da Terra da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O curso, online, Educação do campo e quilombola continua na sexta (14) e serão beneficiados os municípios de Cajari, Palmeirândia, Peri Mirim e Paço do Lumiar.

O programa é vinculado ao Ministério da Educação, em parceria com as universidades federais ou estaduais e as Secretarias municipais e estaduais de Educação. “Ele só funciona pelo pacto federativo. A intersecção entre os âmbitos federal, estadual e municipal”, informa o coordenador do Programa no Maranhão, professor da UFMA Antônio Evaldo Barros.

O programa é direcionado aos profissionais da Educação, especialmente professores, que atuam em escola do campo e em escolas de território quilombola. “Os professores que atuam na zona rural, nos territórios quilombolas, são os últimos a serem lembrados “, observa o coordenador. “O programa pretende atender a esses docentes, promover uma educação para o campo, para os territórios quilombolas. A educação aos povos do campo não pode ser idêntica à praticada na zona urbana e que não fala sobre as experiências, sobre as práticas econômicas, as práticas de viver dessas populações”, finaliza.