fbpx
Procurando por algo?

FSADU prestigia evento sobre dependência química

Aconteceu nesse final de semana no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão o evento presencial “Dependência Química: um hiperfoco nas famílias”. O evento promovido pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD) e pelo Instituto Ruy Palhano contou com a presença de diversos palestrantes, que discutiram os impactos que a família possui no tratamento de dependentes químicos e como o lar pode ser um espaço de apoio para os mesmos.

O evento prestigiado pela Fundação Sousândrade discutiu ao longo de suas palestras os temas relacionados a dependência química, que de acordo com o Dr. Ruy Palhano, são extremamente relevantes, sobretudo quando o enfoque é sobre a família, porque se reconhece que a família é o espaço fundamental de desenvolvimento dos seres humanos.

A presidente da ABEAD, Alessandra Diehl também destaca que a estimativa é que hoje no Brasil em torno de 28 milhões de famílias convivem com um dependente químico e que ao mesmo tempo em que as famílias podem ser esse fator de proteção, podem também ser fatores de risco tanto para o uso de substâncias químicas quanto para o processo de recuperação, uma vez que a doença já está instalada. Então quanto mais profissionais da saúde souberem lidar em parceria com as famílias, com as ferramentas necessárias para isso melhor será a eficácia do tratamento.