Procurando por algo?

Lançada a obra póstuma de José Maria Martins

Foi lançado ontem, 27, o livro póstumo “Retalhos de uma Vida”, autobiografia do professor de Direito José Maria Ramos Martins, membro efetivo da Academia Maranhense de Letras e da Academia de Letras Jurídicas, e ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O livro contou com apoio da UFMA, por meio da Editora da Universidade Federal do Maranhão e da Fundação Sousândrade.

O evento foi marcado de emoção pelos amigos e familiares presentes, como a filha Iomara Martins e a irmã Evangelina Martins Noronha, diretora-presidente da Fundação Sousândrade.“Eu estou muito emocionada, pois este livro era um desejo do meu irmão de quem fui aluna no curso de Pedagogia da UFMA e a quem eu devo minha carreira profissional”, disse Evangelina Martins Noronha.

“Este livro era um desejo do meu pai, que deixou tudo escrito e planejado, até mesmo os nomes das pessoas que ele queria que assinassem a Apresentação e o Prefácio,”, disse Iomara Martins.

A apresentação é assinada pelo professor de Filosofia do Direito e Psicanalista Agostinho Ramalho Marques Netoex-aluno de José Maria Ramos Martins no curso de Direito da UFMA, chefe de gabinete do então reitor e amigo do biografado. O prefácio, pela escritora Ana Luiza Almeida Ferro, membro da Academia Maranhense de Letras, Promotora de Justiça, Escritora, Historiadora e Poeta.

Estiveram presentes a reitora da UFMA, Nair Portela, o presidente da Academia Maranhense Letras, Benedito Buzar, o presidente da Academia Ludivicense de Letras, Antonio Noberto e José Batista Ericeira, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Maranhão.

Como atrações especiais, a aluna de Teatro do Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS), Letícia Cantanhede, declamou duas poesias de José Maria Martins, e a violinista Thaynara Oliveira, com repertório de música clássica e de autores maranhenses.

O livro está disponível para venda na Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), no São Luís Shopping.

Abaixo, alguns momentos do lançamento: