Procurando por algo?

Nota de pesar: professora e médica Luciane Brito

A Fundação Sousândrade (FSADU) lamenta, profundamente, o falecimento da professora do Departamento de Medicina III da Universidade Federal do Maranhão (UFMA),  médica ginecologista Luciane Maria Oliveira Brito, ocorrido hoje, 11, em São Luís (MA).

Em parceria com a FSADU, a médica coordenava o projeto “Programa de aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), Educação e Formação em Saúde para fomentar o desenvolvimento de metodologias e tecnologias educacionais”, e a notícia abalou a todos da Fundação. “Somos muito gratos à dra. Luciane Brito, não somente pelas contribuições que ela deixou como parceira de projetos na Fundação, mas como profissional séria, competente e dedicada a seus pacientes no Maranhão. Uma grande perda”, lamentou a superintendente Luciana Cordeiro.

De acordo com informações no Portal da UFMA, a docente lecionava também no curso de Pós-graduação em Saúde do Adulto, onde já foi coordenadora, e era muito ativa na área do ensino, da pesquisa e da extensão, dedicando-se com amor e afinco. A médica tinha mestrado e doutorado em Medicina — Ginecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo.

Ela coordenava o Banco de Tumores e DNA do Maranhão e também o Mestrado Profissional em Saúde da Família-UFMA-FIOCRUZ. Era membra da Sociedade Internacional da Menopausa, confreira das Academias Maranhense de Medicina e de Ciências, consultora Ad hoc e Bolsista de Produtividade da FAPEMA, além de consultora Ad hoc do Ministério da Saúde. A professora Luciane atuava em Ginecologia e Mastologia, com destaque para: Ginecologia Oncológica/HPV, Climatério & Menopausa. Doenças Crônicas Saúde da Família, EaD, Gestão, Ensino e Saúde.