Procurando por algo?

EMAP: O que o analista portuário faz? Saiba aqui

Está aberto o edital para concurso público para a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), e um dos profissionais renomados nesta área, professor doutor Sérgio Cutrim, organizou um curso preparatório para o cargo de Analista Portuário I, a ser iniciado no próximo dia 23 na Fundação Sousândrade.

Sérgio Cutrim é  doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Grupo de Estudos em Logística, Negócios e Engenharia Portuária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Sérgio Cutrim: professor do curso

Segundo o professor, um dos grandes diferenciais do curso na Fundação Sousândrade é que o máximo permitido será de 60 alunos. “O curso conta com professores qualificados, experientes na área e experientes em preparação para concurso, e é um curso individualizado, não massificado. Essa é uma grande diferença”, disse ele.

O Portal FSADU foi conversar com ele para saber o que faz um analista portuário e como está o mercado de trabalho neste segmento no Maranhão.

Você pode ler e/ou ouvir a entrevista. Acompanhe.

Como o sr. analisa atualmente o mercado de trabalho na área de logística portuária no Maranhão?

O mercado de trabalho no setor portuário está em franca expansão no Maranhão por duas situações: pela expansão dos terminais públicos e privados existentes e devido ao novo porto (Porto São Luís) que já começou o processo de construção.

Recentemente, a ANTAQ- Agência Nacional de Transportes Aquaviários autorizou a licitação de mais um terminal dedicado à celulose no Porto do Itaqui. Então, nós temos vários motivos para acreditar que o mercado de trabalho vai aumentar cada vez mais para o setor portuário no Maranhão.

Além de engenheiros, quais os outros campos de trabalho promissores num porto?

A área de logística e, por consequência, a área portuária, é, por natureza, interdisciplinar. Não existe uma formação acadêmica específica para a área de logística. Existem cursos técnicos e tecnólogos. Bacharelados não existem. Então, muitos profissionais se enquadram em relação ás competências para os setor logístico portuário. O que nós observamos no mercado de trabalho é que a maioria das profissionais no mercado de trabalho se enquadra entre administradores e engenheiros. Isso não significa que outras profissões também não possam trabalhar na área de logística. Tanto é que o concurso público da EMAP tem um cargo específico onde se aceita qualquer formação superior.

 

O que faz um analista portuário?

O analista portuário tem um espectro, um escopo de atuação muito grande, muito diversificado. Ele pode até trabalhar com diagnóstico de informações. Ou seja, diagnosticar quais são as características em termos de desempenho do sistema portuário, como estão os processos relacionados à operação, movimentação, estoque, armazenagem. Ele pode também trabalhar com planejamento operacional, identificar qual a expectativa, as demandas para novas cargas; fazer a adequação desse planejamento da demanda para a infraestrutura atual. Ele pode, também, trabalhar com planejamento estratégico, além de existir uma atuação muito grande do analista portuário na área de Recursos Humanos. Nós sabemos que todos os terminais, tanto os públicos quanto os privados, tem uma área de Qualidade. Então, é possível que o analista portuário trabalhe também a gestão da qualidade. É um escopo de atuação muito grande e vasto.

Qual sua análise geral sobre o trabalho nesta área?

Sou pesquisador da área do setor portuário do Maranhão e apaixonado por este setor. Na verdade, ele está relacionado ao maior desenvolvimento econômico do Estado do Maranhão. Por exemplo, o maior pagador de impostos do Estado é a Petrobras, devido sua operação de transporte de combustíveis no porto. O maior terminal, em volume, de transporte de carga do Brasil é o da Vale. Então, diversos fatores influem para que a importância do sistema portuário do Maranhão seja altíssima. É muito relevante, é muito importante. E nós, maranhenses, precisamos nos conectar mais ao sistema portuário. Precisamos estudar mais, pesquisar mais, lutar pelas melhores vagas no mercado de trabalho. Precisamos conectar a cidade ao Porto.

Em relação ao mercado de trabalho que a gente está tratando aqui, é uma oportunidade única. O Porto do Itaqui está em franca expansão e nós acreditamos que esta seja uma excelente oportunidade para o mercado de trabalho e para construir uma carreira. Não é simplesmente a estabilidade por meio do concurso público. É uma oportunidade para fazer carreira em um setor que é apaixonante pela importância, relevância e pelos aspectos que nós trabalhamos, como comércio exterior, economia internacional, desenvolvimento regional, operação portuária, sustentabilidade. Todos esses fatores nós encontramos no setor portuário. Então, eu indico para aproveitarem esta oportunidade posta no contexto atual. Fazer o concurso público da EMAP e estudar através de um bom curso preparatório, que é o curso na Fundação Sousândrade.

FOTOS do Porto do Itaqui extraídas do Vídeo Institucional 2018