Procurando por algo?

Pedreiras, Ruy Palhano e FSADU: combate às drogas

Equipe da Prefeitura, Ruy Palhano (centro) e Ivaldo Vidigal (dir.)

Estabelecer estratégias e planejar projetos que serão desenvolvidos no município para fortalecer os serviços de combate às drogas e problemas causados pelo uso de substâncias ilícitas. Com este objetivo, a Prefeitura de Pedreiras estabeleceu parceria com a Fundação Sousândrade e o Instituto Ruy Palhano, e realizou no último dia 26 uma reunião com a sociedade pedreirense, no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A reunião foi presidida pelo psiquiatra Ruy Palhano, que abordou vários assuntos relacionados a políticas públicas para o combate ao uso de drogas, bem como os casos de suicídio que são cometidos por depressão e uso dessas substâncias.

O encontro contou com a participação do prefeito Antônio França, do comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, major Ricardo Almeida, e do diretor da Fundação Sousândrade, Ivaldo Vidigal. O gestor municipal, em sua fala, destacou a importância de trabalhos sociais e humanos em prol das pessoas que precisam ser resgatadas das drogas e dos riscos que elas trazem, como a depressão e o suicídio.

Na oportunidade foi levantada a proposta de oferecer o tratamento e reabilitação de pacientes portadores de transtornos relacionados ao consumo de substâncias como álcool, tabaco e outras drogas.

O major da PM, Ricardo Almeida, anunciou a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PRORED) em Pedreiras. “Devemos iniciar em 2019 com cerca de mil crianças, para que haja uma maior aproximação da Polícia Militar com a sociedade, e também deveremos implantar a Ronda Escolar”, disse.

O psiquiatra Ruy Palhano falou da importância da implementação de políticas públicas de combate às drogas. “Considerando que há uma deficiência muito grande nos municípios brasileiros e de maneira especial em nosso Estado, de implementação de políticas de enfrentamento das drogas. A finalidade de vir aqui é dialogar com a sociedade a possibilidade da criação de um sistema municipal para questionar, discutir e planejar estratégias. Para mim foi muito importante a presença do prefeito nesta reunião, juntamente com outras instituições da sociedade, e as articulações são necessárias e importantes”, ressaltou.

“Nosso objetivo é montarmos um trabalho para cuidarmos dessas pessoas com problemas de dependência química, e o dr. Ruy Palhano é um conceituado profissional desta área, que hoje está aqui conosco, e tenho certeza que ele tem muito a contribuir, e desta forma, vamos elaborar projetos e buscar recursos. Já temos um trabalho neste sentido através dos CAPS, mas queremos ampliar”, disse o prefeito Antônio França.

*Informações do Portal da Prefeitura de Pedreiras:

http://pedreirasoficial.blogspot.com/2018/09/reuniao-discute-estrategias-para.html