Procurando por algo?

Identificada a grande necessidade da criação de uma instituição que atendesse às demandas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a agilidade necessária ao atendimento das solicitações das comunidades acadêmica e universitária, no que se refere, principalmente, ao apoio nas suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, além das demandas de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico nas diversas áreas do conhecimento, foi instituída, em 1982, a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU), de direito privado, sem fins lucrativos.

Regulamentam sua relação institucional com a UFMA, a Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994; o Decreto nº 5.205, de 14 de setembro de 2004; a Resolução nº 1146/2001 – CD, de 28 de novembro de 2001 e a Resolução nº 58/2006 – CONSAD, de 10 de março de 2006. Cita-se, ainda, o Decreto nº 7.493, de 31 de dezembro de 2010.

Em conformidade com o seu Estatuto, a FSADU tem os seguintes objetivos:

  1. Apoiar programas, ações, projetos e atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, desporto, ciência, tecnologia, meio ambiente, comunicação social, administração e turismo;
  2. Apoiar programas de capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo da UFMA, para garantir maiores níveis de produtividade das atividades acadêmicas;
  3. Executar, mediante convênios, contratos e acordos, com instituições públicas ou privadas, inclusive internacionais, atividades em todos os campos que venham contribuir para o desenvolvimento científico, técnico e cultural da economia maranhense;
  4. Explorar serviços de televisão, rádio educativa e tecnologias educacionais em todo o território estadual;
  5. Explorar, mediante convênios, inventos e descobertas de qualquer natureza, resultantes de atividades de pesquisa da UFMA;
  6. Incrementar os recursos financeiros da UFMA para o fortalecimento de suas atividades fim e meio;
  7. Prestar à comunidade, de modo geral, mediante remuneração, serviços de natureza cultural, técnica, científica e administrativa;
  8. Prestar a entidades públicas e privadas, mediante remuneração, serviços técnicos voltados à realização de concursos públicos, processos seletivos, capacitação profissional, formação continuada, estudos de reestruturação operacional/administrativa.

Ressalte-se que nos últimos anos a FSADU alcançou níveis de crescimento bastante satisfatórios no que se refere à ampliação de suas ações no Maranhão, quebrando fronteiras e expandindo sua atuação para além do Estado, através de participações em licitações de caráter nacional, fortalecendo e garantindo, assim, o amadurecimento e o reconhecimento de suas ações perante a comunidade que representa.

Hoje, a instituição é assim reconhecida pela sua competência na captação, administração e na gestão de recursos financeiros para o desenvolvimento e execução de projetos, em todas as áreas de atuação da UFMA e das instituições governamentais e não governamentais parceiras.

Um dos principais fatores que atestam o grau de amadurecimento da FSADU é o seu compromisso com a ética e a transparência, expresso nos seus valores e demonstrado pelo número expressivo de parceiros firmados para a execução de projetos e ações que efetivamente têm contribuído para a melhoria dos indicadores sócio-culturais e econômicos do Maranhão.

Assim, para que possa alcançar, com qualidade e prontidão, o objetivo de apoiar a UFMA no desenvolvimento de suas atividades e de prestar serviços à sociedade, a FSADU tem investido na ampliação, na diversificação do seu espaço físico e na qualificação dos seus recursos humanos. A implementação de modernas tecnologias de gestão tem sido uma constante.

A ênfase em tais procedimentos tem contribuído para melhorar a qualidade do atendimento às demandas dos projetos gerenciados, reduzindo os seus custos operacionais, repercutindo em resultados significativos.