Procurando por algo?

Praça dos Poetas homenageia obra de Sousândrade

O poeta maranhense Joaquim de Sousa Andrade, mais conhecido como Sousândrade, a quem a Fundação Sousândrade homenageia há 38 anos, configura entre os dez homenageados na Praça dos Poetas, inaugurada pelo Governo do Estado nesta semana.

A praça está localizada na Av. Dom Pedro II, no Centro Histórico de São Luís, conta com um mirante e, no trajeto até ele, estão em exposição trechos das obras e informações biográficas de Sousândrade, Ferreira Gullar, Catulo da Paixão Cearense, Nauro Machado, Bandeira Tribuzzi, José Chagas, Gonçalves Dias, Maria Firmina, Dagmar Destêrro e Lucy Teixeira.

A obra integra o Programa Nosso Centro, do Governo do Estado, e faz parte de um amplo programa de requalificação de pontos históricos da cidade, por meio de ações como o Programa de Revitalização do Centro Histórico da Prefeitura de São Luís, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o PAC Cidades Históricas, do Governo Federal/IPHAN.

História do Local– Até meados do século XX, o espaço da Praça dos Poetas abrigava um sobrado colonial, vizinho à antiga casa de Ana Jansen. O sobrado foi demolido e durante algum tempo funcionaram alguns restaurantes que tinham o privilégio da vista panorâmica para o Rio Anil. Com a saída dos restaurantes, o lugar permaneceu abandonado, deteriorado pela ação do tempo, e por último foi ocupado pelo grupo cultural de Tambor de Crioula do Mestre Amaral.

Há, também, um painel rotativo, que a cada mês celebrará a obra de outros literários. O painel inaugural traz o soneto Miritiba, do escritor maranhense Humberto de Campos.

O espaço tem 1.130 m² e possui, ainda, quiosques, banheiros públicos e tratamento paisagístico, além de detalhes arquitetônicos que remontam o colonial e o moderno.

“São Luís é patrimônio da humanidade, do Brasil e do povo do Maranhão. Nosso patrimônio imaterial destaca a beleza, a força e pujança da nossa literatura, especialmente a poesia. Convido a todos que visitem a Praça dos Poetas, que é a celebração dessa memória”, disse o governador Flávio Dino durante a inauguração virtual da Praça.

Ainda segundo o governador Flávio Dino, a Praça dos Poetas é também mais um atrativo turístico para a cidade. “Aqui podemos aproveitar a beleza da vista, de um dos pontos mais conhecidos para contemplar a nossa natureza e o nosso patrimônio cultural, e agora conhecer também um pouco mais sobre a poesia do Maranhão”, completou ele.

Com informações do Portal do Governo