fbpx
Procurando por algo?

FSADU apoia municípios na área da Educação

Desde o final de 2019, a Fundação Sousândrade (FSADU) implantou o “Programa Instituir”, sob a coordenação do professor Doutor em Economia, à época conselheiro da Fundação, hoje diretor de Planejamento e Inovação, Raimundo Palhano.

O Programa Instituir é financiado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e atua com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas nos municípios.

Pelo programa, o município recebe treinamentos de professores de instituições renomadas de ensino, como a Universidade Federal do Maranhão, durante um ano, para o trabalho com docentes e com gestores das escolas nas áreas da administração, contabilidade e tecnologia.

Devido às restrições impostas pela pandemia, a coordenação está trabalhando via online, por meio de jornadas pedagógicas e congressos. Neste ano, o primeiro município que realizou a jornada foi São Raimundo das Mangabeiras, a 700 quilômetros de São Luís.

O próximo foi o município de Buriti, a 300 quilômetros da capital,  que realizou de 24 a 27 de março o “1º Congresso Virtual de Educação de Buriti”, aberto à comunidade do município.

Para falar do “Programa Instituir” e do Congresso Virtual de Educação de Buriti, o programa “Qualificar”, que foi ao ar no último dia 18, conversou com o coordenador do Instituir, professor Raimundo Palhano.

Conteúdo da entrevista:

  • Quais as maiores fragilidades que o sr. observa nas áreas que contemplam a gestão da Educação nos municípios?
  • O que o “Programa Instituir” oferece aos municípios para colaborar para reversão deste quadro?
  • Além do suporte na docência, quais outras áreas as escolas municipais são contempladas pelo programa?
  • Com a pandemia, os trabalhos continuam de que forma?
  • Neste ano, já houve um evento à distância em São Raimundo das Mangabeiras e o próximo será em Buriti. As prefeituras podem contratar consultorias em módulos?
  • Quais serão os temas do Congresso de Educação de Buriti?
  • Certa vez, o sr. disse que “a educação é um ecossistema cultural”. O que o sr. quis dizer sobre isso?

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NA UNIVERSIDADE FM: