Procurando por algo?

Projetos Sociais

Jovens Fazendo Arte

Primeira apresentação de 2017, no Teatro Alcione Nazaré

Desde 2014, a Fundação Sousândrade (FSADU) vem desenvolvendo este projeto, com ações socioeducativas com adolescentes e jovens, tendo como eixo norteador a arte. Como parte da proposta, no final de cada ano, as turmas montam e apresentam ao público os musicais referidos no contexto do projeto. As aulas são realizadas pelo grupo musical e cênico Colun Vox, que tem o objetivo de desenvolver no adolescente e jovem o interesse pelo teatro, pela dança e música. As oficinas contam com 50 participantes, durante onze meses.

Diretora-presidente da FSADU, Evangelina Noronha, e coordenador do PASS, Fernando Ramos, com parte do elenco

OBJETIVOS
GERAL
Produzir um musical ao final de cada ano do projeto sobre temática sócio-juvenil, com participação de adolescentes e jovens que deverão participar de oficinas nas áreas de canto coral, instrumentalização (banda), dança contemporânea e teatro, assim como discutir questões que lhes proporcionem um desenvolvimento enquanto seres biológicos, psicológicos, sociais e culturais.
ESPECÍFICOS
I. Oferecer oficinas nas áreas de artes cênicas (teatro), dança contemporânea e música (canto coral e instrumentalização para 60 adolescentes e jovens, tendo como eixos fundamentais a história da música, da dança e do teatro, teoria musical e solejo, técnicas de dicção, conhecimentos básicos sobre canto coral, conhecimentos básicos e aplicabilidade dos tipos diversos de teatro, expressão corporal, conhecimentos básicos e aplicabilidades dos diversos instrumentos musicais.
II. Construir coletivamente (técnicos e treinandos do projeto) a concepção de um musical com temática sócio-juvenil, no final de cada ano do projeto.
III. Apresentar, no final de um ano do projeto, o musical em espaços de arte no Maranhão, assim como em espaços de grupos comunitários na capital e interior do Estado.
IV. Inserir no final das apresentações deste musical, momentos de discussão sobre a temática apresentadas, promovendo assim maior interação entre os adolescentes e jovens participantes, técnicos e público.
V. Garantir a gravação e edição de um DVD do musical acima referido, dosponiblizando posteriormente a sua veiculação em escolas e grupos jovens afins dos participantes do grupo.
VI. Garantir um trabalho de educação contínua sobre saúde, direito e cidadania na adolescência e juventude, ao longo do período das oficinas, a todos os participantes.
PÚBLICO-ALVO
  • Cerca de 60 adolescentes e jovens de escolas públicas e moradores de bairros carentes do município de São Luís, assistidos diretamente como treinandos;
  • Escolares de São Luís, de cinco escolas aproximadamente das circunvizinhanças do Espaço Cidadão da FSADU, que se beneficiarão com o trabalho de educação continuada e a utilização do DVD, totalizando 500 adolescentes;
  • Pais e educadores, dentro da mesma situação de educação continuada e utilização do DVD;
  • Público que assistirá ao musical. Estimativa: 900 pessoas;
  • Cem comunitários dos locais de origem dos oficineiros que terão oportunidade de assistir aos musicais em suas comunidades.
Dia e horário: 
Teatro-2ª e 4ª (18h às 20h)
Dança- 3ª e 5ª (18h30 às 20h30)
ESPETÁCULO PRODUZIDO
BUÇOS
O musical Buços é o produto de um ano de oficinas de teatro, dança e musicalidade no PASS. Com a temática “Sexualidade na Adolescência”, este grupo pretende discutir um assunto sério com linguagem e olhar próprios desta faixa etária, vencendo tabus e preconceitos que a temática exige.