“Estamos parados no século 19 com esta avaliação meritocrática das escolas. A prova não pode ser a única ferramenta de avaliação, pois não avalia a qualidade da aprendizagem do aluno, os avanços conquistados por ele. E faz com que o professor foque mais nos erros do que nos acertos”.
Esta foi a linha de raciocínio do professor doutor em Educação, Casemiro Campos, na conferência “Para que serve avaliar? Desmitificando a avaliação da aprendizagem e de larga escala”, no I Simpósio sobre pesquisa e avaliação em educação para a construção do conhecimento acadêmico, realizado nesta sexta (01), pela Fundação Sousândrade (FSADU) e Instituto Universitário Atlântico (IUA).
Minutos antes de sua palestra, o professor Casemiro concedeu entrevista à TV FSADU e falou mais sobre problemas e soluções nos métodos de avaliação em educação. Confira. Vale a pena!